Prefeitura encerra o Mês da Mulher com atividade para as servidoras
Cerca de 100 servidoras e servidores participaram do evento
A Prefeitura promoveu, nesta terça-feira (31), no saguão do Paço Municipal, o evento de encerramento do Mês da Mulher, após um intenso cronograma de atividades, que começou no início de março. Com uma mesa composta por secretárias mulheres, acompanhada pelo prefeito Fernando Marroni, foram relatadas situações de apagamento das mulheres e apontadas estratégias adotadas para enfrentar a situação a uma plateia de aproximadamente cem servidoras e servidores.
O Prefeito Fernando Marroni participou do evento acompanhado da Vice-Prefeita Daniela Brizolara e secretárias que compõem o Executivo. Fotos: Tobias Bernardo/Secom
Em sua fala, o prefeito Fernando Marroni enfatizou o aumento do número de feminicídios nos últimos anos, e fez referência ao filósofo grego Aristóteles, que em 300 AC escreveu uma série de livros intitulada “Política”, em que estabelecia o lugar para os homens e o lugar para as mulheres, os escravos e os animais. Aos homens ele reservava o mundo público, a política, a arte, a cultura e a ciência, e às mulheres a casa, o que teria moldado a sociedade até os dias atuais. Para o prefeito, o serviço público é um lugar privilegiado, em relação à misoginia, “porque por meio do concurso público as mulheres manifestam a sua capacidade, sua inteligência, e são maioria. É no serviço público que nós temos que dar essa demonstração, montar essa resistência e, por isso, o nosso governo dá esse testemunho e coloca nos espaços de poder, nos espaços de fala, as mulheres como a centralidade da nossa política”, avaliou. Marroni fez uma referência ao nome do evento, “Elas por Elas”, e se comprometeu a inserir a Prefeitura no movimento mundial do “He for She” [Eles por Elas], por entender que são os homens os agressores, os machistas, e os responsáveis por reproduzir essa cultura. Ele justificou a decisão: “para que a gente tenha, também, uma manifestação forte, honesta e sincera de que nós estamos aqui para combater o machismo, combater essa chaga que a sociedade enfrenta, e que leva à violência e à morte de tantas mulheres no nosso país”.
A secretária Carla Cassais afirmou que o espaço de poder é muito restritivo às mulheres, e que quando elas o alcançam, a luta não acaba, porque são atacadas por ocuparem um espaço que outras pessoas julgam não ser o delas, uma vez que a elas é reservado o espaço de cuidados, em casa. “Conseguir ocupar os espaços de poder é fundamental, e essa é uma luta e uma vitória nossa, das mulheres, mas um governo faz toda a diferença nisso”, afirmou ao lembrar que as mulheres têm uma posição de destaque na Prefeitura de Pelotas, em que 11 mulheres são secretárias, procuradora geral, chefe de gabinete, além de outros cargos relevantes dentro das secretarias.
O evento Elas por Elas marcou o fim das atividades do Mês da Mulher e contou com a presença de servidoras do Município. Fotos: Tobias Bernardo/Secom
Após as falas, a Você Sabe Quem Cia de Teatro (VSQ) fez uma intervenção artística que buscou dialogar com as vivências, desafios e potenciais das mulheres, chamada “Cartas para meu EU”.
Também participaram da mesa de abertura, a vice-prefeita Daniela Brizolara, a secretária de Saúde Ângela Vitória, a procuradora geral do Município Cristiane Grequi, e a chefe de gabinete do prefeito, Mariana Simões. Diversos secretários homens acompanharam a atividade.