ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeitura e IFSul formam primeiras turmas de cursos do Proeja

Prefeita Paula Mascarenhas entregou os certificados de conclusão aos jovens e adultos formados. Novos cursos estão programados para se iniciar neste mês

Por César Soares 11-08-2022 | 17:03:39

O primeiro resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Pelotas, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Visconde da Graça (CAVG) e a Fundação Ennio de Jesus Pinheiro do Amaral foi conhecido na noite dessa quarta-feira (10). A data marcou a formatura das primeiras cinco turmas do Proeja, os cursos profissionalizantes realizados junto à rede municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia aconteceu no auditório interno do Colégio Pelotense, com a participação da prefeita Paula Mascarenhas, que entregou os certificados aos formandos.

Cerimônia de entrega de certificados do Proeja. Fotos: Rodrigo Chagas.

Os alunos concluíram os cursos de Auxiliar Administrativo, Agente de Cultura Popular, Auxiliar de Horticultura, Elaboração e Processamento de Alimentos e de Operador de Usina de Compostagem. Para a gestora do Município, o auditório lotado e o brilho no olhar dos formandos mostram o quanto a educação tem poder de fortalecer as pessoas e devolver a esperança, inclusive para aqueles que não puderam concluir seus estudos no tempo normal, e agora terminam uma formação educacional pedagógica ligada ao mundo do trabalho.

“São pessoas que estão aqui finalizando uma jornada que foi muito mais batalhada do que costuma ser. Concluir uma formação no tempo normal já é uma grande conquista, mas concluir quando muitos já não acreditavam mais que fosse possível, quando muitas vezes já se tinha perdido a esperança, mostra o contrário: a perseverança, força, dignidade, capacidade e talento. Por isso, vocês são duplamente vencedores”, elogiou a prefeita, ressaltando os reflexos dessas conquistas.

Paula ainda se referiu às famílias dos formandos, ao afirmar que “Essa formatura não é só importante para quem está concluindo os estudos, mas para a família de cada um, além de, também, ser importante para o Município, que ganha novos profissionais, pessoas formadas com qualidade, guerreiras, batalhadoras e que não se entregam na primeira dificuldade. Sejam felizes e tenham muito sucesso”, desejou a chefe do Executivo.

O coordenador geral dos cursos, professor Deomar Villagra Neto, resumiu a cerimônia em um grande momento de resgate de sonhos e da honra. “Não sei quando foi, mas nossos jovens passaram a viver o dia a dia sem ter um projeto de futuro e as famílias deixaram de sonhar com os nossos jovens, mas é possível retomar os sonhos e as construções coletivas. Muitos que estão se formado hoje fizeram isso para honrar seus pais, seus amigos e suas próprias batalhas de vida. Portanto, é possível, sim, que nós voltemos a sonhar, independente das nossas dificuldades econômicas e da escolaridade. Precisamos voltar a acreditar”, afirmou Deomar.

Inspiração para o futuro

Para o estudante Vitor Ortiz de 23 anos, que concluiu o curso de Horticultura, os conhecimentos adquiridos ao longo da formação representam mais uma alternativa de carreira profissional. “Foi uma qualificação em uma área que eu não esperava na minha vida e foi uma grande honra participar do curso do IFSul, uma escola que é referência no país todo, com ótimos professores. Assim que terminar a escola, no ano que vem, quero fazer a prova do CAVG”, disse o jovem.

Prefeita entregou os certificados aos formandos. Fotos: Rodrigo Chagas.

Também acompanharam a formatura a secretária municipal de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, a diretora Pedagógica da Smed, Cristiane Quiumento; o diretor do campus Pelotas CAVG, Marcos André Betemps, os coordenadores pedagógicos do IFSul, Jaqueline Koschier e Marcelo Peter e as coordenadoras pedagógicas da Smed, Maristela Teixeira e Valdirene Lobato.

Parceria e resultados

Os cursos do Proeja de Formação Inicial Continuada foram oportunizados por meio de convênio firmado, em maio deste ano, entre a prefeitura de Pelotas, o IFSul e a Fundação Ennio de Jesus Pinheiro do Amaral vinculada ao Instituto. O objetivo é oportunizar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a possibilidade de agregar aos seus estudos uma certificação profissionalizante, proporcionando, além da retomada dos conteúdos curriculares, uma qualificação profissional.

No primeiro semestre, foram 140 alunos do EJA matriculados, com 84 concluintes até o momento. Outros dois cursos são anuais e seguem em andamento, sendo eles o de Auxiliar Técnico em Agropecuária e o de Supervisão de Produção Industrial do Vestuário.

Para a vice-reitora do IFSul, Veridiana Bosembecker, a conclusão dessas primeiras turmas é um momento muito especial de concretização do trabalho iniciado em 2019, mas que, só agora, depois da pandemia, foi executado. “A gente tem uma demanda muito grande de pessoas sem formação ainda. Temos um resgate social a fazer, e a oferta desses cursos ao EJA é muito importante para trazer essas pessoas de volta para a escola”, enfatizou.

Cursos e matrículas para o EJA

Para este segundo semestre, já estão abertas as inscrições para mais uma etapa dos cinco cursos concluídos pelas turmas de formandos nessa quarta-feira. Ao todo, serão 250 vagas gratuitas. Desta vez, os cursos serão descentralizados em diferentes escolas do Município. Cada um terá 50 vagas. Para participar das formações do Proeja, o estudante deve estar matriculado na EJA. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de agosto, em qualquer escola da rede municipal. São necessários os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante/histórico escolar (se tiver). 

Veja quem são os formandos

- Auxiliar Administrativo

Andriel Pinheiro

Andriele Nobre

Bruna Souza

Daniela da Rocha

Gabriel Völz

Hellen Barbosa

Igor Oliveira

Mara Rosângela Santos

Milena Schneider

Miqueias Amaral

Paulo Henrique Ulguim

Raquel Pereira

Rosenilda Ferraz

Samara Cristine Bandeira

- Agente de Cultura Popular Pelotense

Ana Luisa Pires de Lima

Anderson Vinícius da Silva Dantas

Débora Lice Gonçalves da Rosa

Douglas Rafael Rodrigues Silveira

Felipe Silveira

Geovane Corrêa Mininni

Josiane Cardoso da Rosa

Lincoln Gouvea

Marcio da Silva Abreu

Miriam Manfrinio

Rafaela Cavalheiro Rodrigues

Raissa dos Santos Pinto

- Auxiliar de Horticultura

Ana Paula Cunha Machado

Beatriz Braga Porto

Cauâ Pereira de Moura

Eduardo da Silva Feijó

Ilmar da Silva Cunha

João Henrique Gularte de Campos

Kammily Vitória Rodrigues Oliveira

Lucia Helena Pires da Rosa

Silvia Letícia Raseira da Rosa

Vitor Vargas Ortiz

- Elaboração e Processamento de Alimentos

Adrian Alex Voltmer de Oliveira

Adrian da Silva Rodrigues

Ana Rosa Rocal Batista

Andrei Castro de Oliveira

Ezequiel Lessa Soares

Gabriela da Silveira madeira

Gustavo Melo da Florença

Heloisa Helena Mullet Duarte

Indiara Ferreira da Silva

Jennifer Castro Borges

João Pedro Ferraz Veiga

José Antônio Ferreira Neto

Josiele Ribeiro Dias

Luís Ricardo Soares Mendes

Maick Gabriel da Silva Silveira

Marcia Rodrigues

Mariana Gomes Silveira

Miguel Baldez da Silva Alcântara

Paola Hepp da Cruz

Renan de Almeida Marques Acosta

Richard da Veiga Soares

Sara San tAnne Pereira Oliveira

Tatianeh Tavares Budziareck

Thiago Moreira Dos Reis

Zilma Dias Schug

Gabriel Pierzckalski Corrêa

- Operador de Usina de Compostagem

Adrian Silva Moura

Claudemir Rodrigues da Silveira

Gilmar Pereira Gonçalves

Henrique Iost da Silveira

Josué de Castro Fernandes

Luis Fernando de Oliveira Carvalho

Schirlei Vinholes Borges

Tags

Proeja, parceria, prefeitura, IFSul, cursos, EJA, qualificação, jovens e adultos

Carregando 0%
Carregando 0%