Prefeitura e CDL fazem visita técnica para o Réveillon
A vice-prefeita Daniela Brizolara liderou uma comitiva na tarde de segunda-feira (22) na praia do Laranjal, no espaço onde será montada a estrutura para os shows e a contagem regressiva para 2026. A festa de Réveillon é uma realização da Prefeitura, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, com emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak. Além da vice e da representante da entidade, Adriane Silveira, acompanharam a visita os secretários de Transporte e Trânsito, Cláudio Montanelli, de Segurança, Márcio Medeiros e de Turismo, Danilo Rodrigues, o comandante da Guarda Municipal, Iuri Lisboa, o diretor executivo da Secretaria de Cultura (Secult), Alexandre Mattos, e da Brigada Militar.
“A festa de Réveillon fomenta a economia de Pelotas porque aumenta o movimento no comércio e no setor de serviços, impulsiona vendas em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, o que reflete na arrecadação municipal, contribui para a geração de renda e para o aquecimento da economia, mesmo em curto prazo”, justifica a vice, lembrando ainda do impacto no comércio ambulante, que conta com 30 inscritos para atuar na praia na noite do dia 31 e na madrugada do dia 1º, além de trazer desdobramentos ao turismo. “É uma festa que merece toda a nossa dedicação”, reforça.
Grupo que envolveu várias secretarias e representante da Brigada Militar se reuniu no calçadão para discutir detalhes da estrutura a ser montada na faixa de areia para celebrar o ano novo na praia do Laranjal (Fotos: Emérson Rosa/Gabinete da vice-prefeita)
O público estimado é de 30 a 40 mil pessoas para acompanhar a programação de shows e a contagem regressiva para a virada. Por isso, toda uma estrutura está sendo elaborada para garantir segurança ao público, com área para pessoas com deficiência (PCDs) com passarela acessível, banheiros químicos, uma tenda para serviços de saúde e outra para segurança, além de duas ambulâncias completas à disposição. A Guarda Municipal vai se somar às demais forças de segurança, com um contingente de 150 homens, fora os contratados para segurança particular do evento, e equipes do Corpo de Bombeiros. Serão disponibilizados 49 banheiros químicos e oito banheiros PCDs, além dos já existentes ao longo da orla.
O palco será montado na faixa de areia, nas proximidades da avenida Rio Grande do Sul. Terá 15x10 metros, com cobertura de 12x12 metros, telão 7x4 metros no fundo do palco, além de dois telões laterais de 4x2 metros.
O trecho da faixa de areia da praia do Laranjal, próxima à avenida Rio Grande do Sul, que receberá a estrutura para shows e contagem regressiva para a virada do ano, na noite do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro
Cronograma
A montagem da estrutura de palco e camarins começa neste sábado (27) e está prevista para ficar pronta no domingo (28). A vistoria para liberação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) pelo Corpo de Bombeiros está marcada para segunda-feira (29), quando começa também a instalação e montagem do sistema de som, luz e telões - cuja conclusão é aguardada para o dia seguinte - terça-feira (30).
Programação
A curadoria que elaborou a programação, a cargo de um grupo de trabalho (GT) criado no gabinete da vice-prefeita, preocupou-se nesta edição em dar relevância a talentos locais. O público poderá assistir gratuitamente a shows de nomes como o cantor e compositor nativista Joca Martins, Grupo Aruanda e Kleiton & Kledir. Confira, abaixo, a programação completa:
17h -18h - Dj Bart
18h - 19h - Banda Jukebox Festa
19h - 19h20 - Dj Micha
19h20 - 20h20 - Joca Martins
20h20 - 20h40 - Dj Bart
20h40 - 21h30 - Leh Moraes
21h30 - 22h - Dj Micha
22h - 23h15 - Kleiton & Kledir
23h15 - 23h30 - Dj Bart
23h30 - Grupo Aruanda
23h55 - Vídeo retrospectiva Pelotas 2025
23h59 - Contagem regressiva no telão
Segue o show do Grupo Aruanda até 1h
1h - 1h30 - Dj Micha