Imagem do post

Prefeitura e Caergs lançam publicação do Sul do Sul

Descrição não disponível.
Por Divulgação 06-07-2010 | 00:00:00
Tags:

         O prefeito Adolfo Antonio Fetter celebrou, na tarde de hoje (6), no Salão Nobre do Paço Municipal, o lançamento do livro sobre o seminário do Projeto Sul do Sul: Memória, Patrimônio e Identidade - Presença Luso-Açoriana em Pelotas. Promovida pela Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (Caergs), com apoio da Prefeitura, a cerimônia sela a realização do primeiro congresso sobre a influência luso-açoriana na formação do Município, que completa 198 anos nesta semana.
         Em pronunciamento na solenidade, o chefe do Executivo pelotense agradeceu a produção da publicação. “Na Semana de Pelotas, este livro, fruto do trabalho de um ano, é um grande presente. Traduz-se em memória preservada e consagrada, que brindará as gerações futuras como um valioso patrimônio”, declarou. Segundo o prefeito, a contribuição açoriana tem relevo expressivo na constituição da cultura, especialmente na música, na arquitetura e na produção doceira, conforme os estudos que resultaram nesta coletânea. “E o Sul do Sul tem importância enorme por resgatá-la, unindo instituições dedicadas à pesquisa”, avaliou Fetter.
         A mesa diretora do evento foi composta, ainda, pelo presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (Caergs), Régis Albino Marques Gomes; pelo presidente do Clube Centro Português 1º de Dezembro, Lino Protas; e a vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IHGPel), Vera Abuchaim. Convidada para a abertura oficial do lançamento e à apresentação da obra, a coordenadora de Relações Internacionais da SDE, Regina Britto Fiss, enfatizou o Sul do Sul como “iniciativa producente” da Caergs, sediada em Gravataí, e fez uma retrospectiva do colóquio realizado em novembro passado.
         Em nome do Governo Regional dos Açores, o presidente da Caergs, Regis Albino Marques Gomes, agradeceu a Prefeitura Municipal de Pelotas pela recepção “de braços abertos à proposta de restituição da memória da ascendência portuguesa, sobretudo na gênese do Município que completa quase 200 anos”. Marcaram presença, também na ocasião, os secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Carlos Mário Santos, e de Cultura (Secult), Mogar Xavier, além da vice-presidente da Casa dos Açores, Célia Silva Jachemet, que versou brevemente acerca da necessidade do reforço da identidade dos povos.
         Os artigos da publicação trazem temas abordados nas palestras do seminário acerca do povoamento e da ocupação dos territórios, dos aspectos religiosos, da música, da dança e da doçaria. O seminário Sul do Sul foi organizado pela SDE, Secult, SME, Caergs, IHGPel e Centro Português. Na sequência das exposições, no final da tarde de hoje, ocorreu uma sessão de autógrafos com parte dos 19 autores e um coquetel de confraternização entre palestrantes, autoridades, promotores do Sul do Sul e convidados.

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada disponível.