ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura disponibiliza cadastro para adolescentes acamados com comorbidades

Pais e/ou responsáveis podem inscrever jovens de 12 a 17 anos, restritos ao leito e com as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação, para receber a vacina contra o coronavírus em casa

27-07-2021 | 14:23:43

A Prefeitura de Pelotas disponibilizou nesta terça-feira (27), no hotsite sobre o coronavírus, um link para adolescentes, de 12 a 17 anos, acamados, restritos ao leito e com as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação serem cadastrados para imunização contra a Covid-19, sem que precisem se deslocar de casa. 

Através do sistema, pais e/ou responsáveis devem anexar obrigatoriamente o atestado padrão e a declaração, preencher as informações sobre a condição de saúde do jovem, marcar a doença em que ele se enquadra, além de dados básicos como nome completo, idade, endereço e telefones para contato. 

Para acessar o cadastro, clique aqui.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que após o cadastro, é preciso aguardar o contato da equipe que fará a visita, que não será agendada, pois entende-se que em função do indivíduo estar restrito ao leito, estará em casa quando os vacinadores forem ao endereço indicado no cadastro.

Adolescentes com comorbidades começam a ser vacinados na sexta-feira

A imunização dos adolescentes com as comorbidades previstas no Plano Estadual de Vacinação se inicia na sexta-feira (30), em Pelotas, após a inclusão deles nos grupos prioritários e, também, do envio de remessa de vacinas, pelo governo do Estado, destinadas a esse contingente.

Alerta importante

A SMS informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem receber a vacina. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para proceder à aplicação.

Veja abaixo quais são as comorbidades previstas para adolescentes no Plano Estadual de Vacinação:

Obesidade Grave:

- Obesidade acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios – através das avaliações e curvas de crescimento. Avaliada no gráfico de estatura e peso do respectivo sexo e faixa etária. 

Pneumopatias Crônicas Graves:

- Asma 

Medicamentos em uso: broncodilatador de longa ação (formoterol/salmenterol) + corticoide inalatório OU Uso de corticoide sistêmico (oral) contínuo OU História prévia de internação hospitalar /UTI (após os dois anos de idade) OU Displasia Broncopulmonar

Outros Imunodeprimidos:

- Doença Congênita/Rara/Genética/Autoimune 

- Neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em tratamento)

- Cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas. 

- Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores 

- Pessoa vivendo com HIV 

- Neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão

Hemoglobinopatia grave:

- Doença Falciforme ou Talassemia Maior

Doença cardiovascular:

- Cardiopatias nas quais o quadro clínico cause comprometimento sistêmico.

Doença neurológica crônica:

- Doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar ou doença cardiovascular. 

- Acidente Vascular Encefálico 

- Mielite Transversa 

- Paralisia cerebral com descrição de limitações

- Transtorno do Espectro Autista

Diabete Mellitus:

- Diabete Mellitus (Tipo1): Crianças com condição insulino-dependente devido a DM1.

Tags

adolescentes, acamados, comorbidades, vacinação, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%