
Prefeitura define o cronograma do Ciclo Verde Pelotas
Os locais beneficiados pelo programa Ciclo Verde Pelotas, nos primeiros seis meses de 2022, já estão definidos pela Prefeitura. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e busca fortalecer as ações voltadas para a gestão ambiental urbana. No primeiro semestre, áreas dos bairros Areal, São Gonçalo, Fragata, Centro, Três Vendas e Laranjal receberão as equipes para atividades de manejo arbóreo, arborização urbana, incentivo ao plantio, entre outras.
As vistorias e manutenções já começaram no Dunas e na Bom Jesus, no Areal, na segunda-feira (7). As equipes da Prefeitura ficam em média, 20 dias, em cada localidade. Os cuidados com as áreas verdes da cidade também dependem do clima. A SQA ressalta que o cronograma pode ser alterado conforme o andamento dos trabalhos.
Confira o cronograma do semestre
* Padre Réus - Fragata
* Navegantes - São Gonçalo
* Loteamento Santos Dumont - Três Vendas
* Cohab Tablada - Três Vendas
* Baixada - Centro
* Loteamento Las Acácias - Laranjal
* Cohab Areal - Areal
Ciclo Verde e seus eixos
Em 2021, a Prefeitura criou o programa Ciclo Verde Pelotas, que é baseado em três eixos - Bairro Verde, Compensatória Verde e Ação Verde.
O Bairro Verde consiste no levantamento de demandas de manejo arbóreo em microrregiões da cidade. Após, as equipes da SQA serão redirecionadas para as localidades, a fim de avaliar as espécies arbóreas na região. Caso haja necessidade, serão realizadas poda, supressão ou transplante das árvores encontradas. Posteriormente, será a vez do plantio de mudas adequadas para o local, com o objetivo de rearborizar a área.
A Compensatória Verde busca reparar a perda de espécies arbóreas em virtude de ações da própria população e/ou de empreendimentos. Nesse quesito, a pessoa ou instituição que retirar árvores deverá fazer uma compensação por meio de doação, plantio e manutenção de mudas de árvores por dois anos. Todas as ações deverão ter aprovação técnica do Município.
A busca de entidades do terceiro setor para realizar, em conjunto com a SQA, o plantio de mudas em áreas verdes é o objetivo da Ação Verde. A ideia é aproximar a sociedade de entidades não-governamentais para que possam construir um ambiente mais agradável na cidade.
O Guia de Arborização do Município também faz parte da metodologia. O documento técnico esclarece sobre a forma correta de realizar o plantio de mudas e quais as espécies são mais adequadas para determinados locais. O material será distribuído nos próximos dias.
Adote Uma Área Verde
O programa Adote Uma Área Verde - que pertence ao Ciclo Verde Pelotas - tem a finalidade de proporcionar a conservação, bem como a qualificação e a expansão de áreas verdes da cidade por parte de empreendimentos particulares. O programa no Município foi instituído no Decreto nº 6.412, de 28 de maio de 2021, e foi assinado pela prefeita Paula Mascarenhas no dia 9 de junho de 2021.
Os empreendedores ou cidadãos interessados em fazer parte do projeto poderão - de acordo com o artigo 2º do Decreto - auxiliar na urbanização de jardins, canteiros, rótulas e semelhantes, assim como instalar lixeiras nos moldes do Município ou aprovados pelo mesmo. Empreendedores também poderão contribuir com a construção de equipamentos esportivos ou de lazer em praças públicas e realizar a manutenção e conservação de áreas verdes adotadas.