
Prefeitura atende moradores das Cohabs que não possuem escrituras
A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) está atendendo as famílias das Cohabs Lindoia, Pestano, Fragata, Guabiroba e Tablada, para regularizar 5.513 imóveis de Pelotas que não possuem escritura.
A maioria dos imóveis, entregues pela extinta Cohab há mais de 30 anos, não possui a documentação definitiva que comprova a propriedade. A Prefeitura orientará as famílias sobre como encaminhar os processos. Inicialmente eles serão classificados em uma das três situações – aqueles que adquiriram os imóveis diretamente com a Cohab, há mais de três décadas; os que compraram desses primeiros proprietários e possuem documentação completa que comprove; e os moradores que, por qualquer razão, não tenham como comprovar o direito à propriedade. A equipe da SHRF estará preparada para ajudá-los a reunir a documentação e encaminhar o processo, especialmente no último caso, o mais difícil.
O secretário Ubirajara Leal diz que a expectativa é de que o maior número possível de moradores encaminhem o registro dos imóveis para garantir a propriedade e, com isso, o direito a pedir financiamento para melhorar suas casas, exigir serviços do Poder Público e a certeza de que poderão deixar uma herança para os filhos e netos em uma área mais valorizada. Em 2018, a Secretaria de Habitação regularizou nove áreas. Desde 2017, já são 13 áreas regularizadas e a expectativa é que 2019 supere esses números.
Moradores das Cohabs devem se dirigir até a sede da SHRF, na rua General Osório, 457, até 28 de fevereiro de 2019.