ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeitura apresenta programa Criança e Natureza

Proposta reúne e consolida ações de desenvolvimento infantil e educação ambiental

Por César Soares 05-04-2024 | 16:38:18

A unificação dos projetos de criação de espaços, atividades educativas e intervenções direcionadas às inter-relações das crianças e o meio ambiente no Município define a proposta do programa Criança e Natureza. A iniciativa foi apresentada à prefeita Paula Mascarenhas, na manhã desta sexta-feira (5), no Paço Municipal.

Proposta foi oficializada nesta sexta-feira. Fotos: Gustavo Vara.

O programa foi idealizado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) a partir das ações planejadas para atender a proposta focal do governo definida como Pelotas, Cidade das Crianças. A realização envolve uma parceria com as secretarias de Educação, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e Sanep. A grande aposta é reunir todas as iniciativas, facilitando a execução e o acessos às melhorias.

"Temos várias ações que envolvem meio ambiente, conscientização ambiental, preservação da natureza e crianças, a partir da primeira infância, que é a prioridade deste mandato. Esses projetos já são intersetoriais e hoje estamos lançando essa proposta que vem para aglutinar todas as nossas ações de estímulo ao desenvolvimento das crianças ao ar livre e a relação delas com os espaços urbanos, ficando mais fácil para que a população reconheça como ação prioritária do nosso governo", ressaltou Paula.

Conforme o titular da SQA, Eduardo Schaefer, esse é o resultado de uma construção iniciada no ano passado, a partir dos conceitos do Urban 95 e das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz, com vários grupos transversais de discussão e com os técnicos de atuação junto às escolas. O protagonismo das ações fica por conta dos projetos de Pátios Naturalizados nas escolas. 

"A ideia é integrar as diferentes ações de educação ambiental que essas secretarias realizam a uma iniciativa maior, que é o Criança e Natureza. Quando fazemos um projeto, em uma Emei de Pátio Naturalizados, vamos integrar uma série de outras ações de outras secretarias que se adequem àquele local, como hortas e pomares escolares, o Mudas do Saber do Sanep e os trabalhos pedagógicos", detalhou Schaefer.        

Projetos que integram o Criança e Natureza

Estão inseridos neste programa os projetos Pátios Naturalizados nas escolas, Atividades Lúdicas, Horta para Todos (hortas ecológicas), projeto Pau Brasil, Pomares Escolares, Educação Animalista, da SQA; Sala Verde, Mudas do Saber e Adote uma Escola dentre outros do Sanep.

Até o momento já foram realizadas formação de técnicos com o coletivo Taboa, formação para a rede municipal com sensibilização para todas as secretarias, percurso formativo in loco em seis Emeis, construção de Pátios Naturalizados em cinco Emeis, Smed/SQA/SGCMU, show do Gambano, início de Parque Naturalizado na Baronesa, Parque Naturalizado no Residencial da Estrada do Engenho.

Acompanharam a reunião a secretária de Educação, Adriane Esperança; a diretora-presidente do Sanep Michele Alsina, a assessora especial do Programa Pelotas, Cidade das Crianças, Carmem Roig, e servidores técnicos do Smed, Sanep, SQA e Mobilidade Urbana.

Tags

Programa, Criança e Natureza, Meio ambiente, ações, educação ambiental, Cidade das Crianças, Qualidade Ambiental

Carregando 0%
Carregando 0%