Prefeitura apóia Curso de Intérpretes de Sinais da Associação de Surdos

Por Divulgação 15-01-2004 | 00:00:00
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A melhoria do ensino de surdos através da análise da interpretação da língua de sinais é o objetivo do Curso de Qualificação para Interpretes de Língua de Sinais promovido pela Associação de Surdos de Pelotas (ASP). O encontro conta com apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal da Educação (SME), 5ª Coordenadoria Regional de Educação e Universidade Católica de Pelotas. As aulas são ministrado pelas Coordenadoras Interpretes de Língua de Sinais da Federação Nacional de Educação e Interpretação dos Surdos, Angela Russo e Maria Cristina Pires Pereira. “A língua de sinais é uma língua como outra qualquer. Ela é considerada apenas mais uma língua”, destacou Maria Cristina. Ao todo, 27 tradutores/interpretes das redes pública municipal e estadual, e Universidades Federal e Católica de Pelotas participam do encontro. A rede municipal de ensino está representada por 11 profissionais. O curso é dividido em três módulos, o primeiro termina hoje(16) e é intitulado Técnicas de Interpretação. Já o segundo tem como tema Lingüística da Língua de Sinais e acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro. O terceiro módulo, Língua de Sinais Avançada, ainda não tem data confirmada. confirmada. O secretário municipal da Educação, Mauro Del Pino, destaca a aprovação de recursos na ordem de R$ 13,8 mil que serão empregados no Curso de Formação de Professor-Intérprete que a SME estará disponibilizando aos seus docentes, que trabalham com a educação de surdos. O curso terá duração de 120 horas e certificação após sua conclusão. Ele lembra que a Prefeitura já disponibiliza, no Colégio Municipal Pelotense, de uma Sala de Estudos Surdos para os 76 alunos surdos da rede pública municipal. Além da sala, em 2004 estará em atividade uma classe de surdos com sete alunos do 3º ano do Ensino Médio”, complementa, “esperamos ter, a longo prazo, classes específicas para surdos que respeitem as diferenças destes alunos, para que desta forma possam ser preservadas sua cultura e características próprias”. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

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