
Prefeitura apoia 7ª Festa Municipal do Morango
A Prefeitura, mais uma vez, apoia eventos rurais, defendendo que servem para estimular e valorizar os produtores, promover o potencial produtivo do interior e atrair visitantes e turistas a Pelotas. Com essa política, o Executivo, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), é parceiro, junto com outros órgãos e instituições, da 7ª Festa Municipal do Morango, agendada para os dias 8 e 9 de novembro, no Parque de Eventos Morada do Sol, numa realização de X13 Produções/Soluções.
Morango direto do produtor ao consumidor - Fotos: Arquivo/Secom
Para a 7ª edição da Festa do Morango, diversificada programação está preparada para receber o público de todas as idades. Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @festadomorangopelotas. Durante os dois dias, haverá horários de entrada gratuita no Parque Morada do Sol, inclusive para acesso ao pavilhão da agricultura familiar, sempre um dos principais atrativos. Ingressos para os shows já estão à venda.
Paralelamente ao apoio à Festa, a Secretaria de Desenvolvimento Rural participa diretamente da comissão responsável pelos preparativos para a 9ª Feira Municipal do Morango. SDR, produtores, Emater, Embrapa e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas já definiram que o início da comercialização da fruta em bancas no Centro e bairros deve começar no final de outubro, perdurando enquanto houver colheita.
De acordo com a chefe do setor de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, Rejane Jorge, o período atual e parte do mês que vem servem para avaliação do desenvolvimento da fruta nas áreas cultivadas, indispensável para definição da data de início da Feira. Em Pelotas, 230 produtores cultivam 43,5 hectares com 1,74 milhão de mudas de morango.