
Prefeitura adere à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa
A prefeita Paula Mascarenhas assinou, nesta sexta-feira (22), o documento que oficializa a adesão da Prefeitura à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), idealizada pelo Ministério da Cidadania com a finalidade de melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos, evitar o isolamento e garantir os seus direitos.
Desta forma, o Município reforça o compromisso de desenvolver ações voltadas à saúde e ao bem-estar dos idosos, como já faz através de projetos como o projeto Vida Ativa – que estimula a prática de atividades físicas –, além da existência do conselho e do fundo municipal destinados a essa população.

Cerca de 25% dos participantes do Vida Ativa são idosos - Foto: Ascom/arquivo
“Decidimos aderir pela importância das políticas públicas para os idosos e pela possibilidade de trazermos mais recursos à cidade para investir neste setor”, explicou a prefeita.
Mais Vida Ativa
Integrando-se à Estratégia, a Prefeitura poderá fortalecer o projeto Vida Ativa, que promove aulas de diversas modalidades, como ginástica, futebol e ritmos, em 62 núcleos espalhados pela cidade, beneficiando mais de 3 mil pessoas – destas, cerca de 25% são idosas. Isso porque o Município também vai aderir ao Programa Vida Saudável, ligado à Ebapi, que leva capacitação e kits de materiais para a realização de atividades esportivas, cognitivas, culturais e de lazer para a pessoa idosa, aos municípios que participam da Estratégia.
Programa Vida Saudável
É uma parceria da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social com a Secretaria Especial do Esporte, e tem como diretrizes focar nos cidadãos com 60 anos ou mais; fortalecer os serviços públicos voltados aos idosos, sobretudo nos âmbitos do esporte e lazer; e estimular o protagonismo dessa população.
Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa
Uma iniciativa do governo federal, coordenada pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, para incentivar os municípios brasileiros a implementarem ações designadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão das pessoas, principalmente das mais vulneráveis.