Durante o evento será votada a redação do Plano de Cultura, que deverá nortear as ações culturais no município pelos próximos 10 anos

Prefeitura abre inscrições para a Conferência de Cultura

Durante o evento será votada a redação do Plano de Cultura, que deverá nortear as ações culturais no município pelos próximos 10 anos
Por Ascom 07-12-2021 | 09:29:38
Tags: conferência de cultura, inscrições, plano municipal de cultura

Começou nessa segunda-feira (6) o período de inscrições para participar da IV Conferência Municipal de Cultura de Pelotas, que ocorre no sábado (11), de forma híbrida. A parte presencial do evento será no Pelotas Parque Tecnológico, com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Cultura (Secult) no YouTube. O principal objetivo do evento é a aprovação da redação do Plano Municipal de Cultura, que será válido por 10 anos e norteará as metas e ações culturais no município. As inscrições para participar da Conferência devem ser feitas por meio de um formulário, acessível pelo link.

Diretora de Projetos da Secult, Alessandra Ferreira recorda que o texto do Plano Municipal de Cultura foi elaborado em conjunto por representantes do Poder Público, do Conselho Municipal de Cultura e da Comissão Especial de Políticas Culturais e Participação Social, a partir de demandas acumuladas desde as três Conferências anteriores e as pré-conferências realizadas ao longo de 2021. O link para acesso ao texto que será apresentado no encontro será enviado pela Secult ao e-mail informado no formulário de inscrição e está disponível nas redes sociais do Conselho de Cultura e da Comissão. 

Uma vez aprovada a redação, o Plano começará a valer já em 2022. A previsão é de que a cada dois anos seja realizada uma nova Conferência para verificar se as metas previstas foram atingidas e fazer eventuais ajustes necessários.

O credenciamento do evento começará às 9h do dia 11 (sábado) e a reunião presencial, com transmissão pelo YouTube, às 9h30min. 

Concult

A votação para a eleição eletrônica dos novos conselheiros que irão compor a gestão do Conselho Municipal de Cultura 2022/2023, pelos eleitores que realizaram a inscrição prévia, ocorrerá das 8h do dia 8 de dezembro às 12h do dia 14 de dezembro. A cédula eleitoral será composta de duas questões, sendo a primeira pergunta referente à escolha de uma candidatura para Segmento Artístico-Cultural e a segunda questão referente à escolha de até duas Instituições de Ensino Superior. As candidaturas, bem como as eleitoras e os eleitores, foram previamente cadastrados conforme Edital Concult 003/2021. 

São Candidaturas de Segmentos Artístico-Culturais:

Annie Rodriguez Fernandes Artes Cênicas

https://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/1100/

Daniel Lemos Literatura

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/1077/

Diego Aver de Araújo Música

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/1161/

Eduardo Fuentes Música

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/232/

Francisca Jesus Memória e Patrimônio

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agentes/edita/1172/

Helena Heloísa Manjourany Silva Literatura

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/1079/

José Francisco Manifestações Populares

https://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/1191/

Kelly Wendt Artes Visuais/Audiovisuais

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/863/

São candidaturas para representação das Instituições de Ensino Superior:

Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

https://ucpel.edu.br/

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

https://portal.ufpel.edu.br/

Os nomes das 260 pessoas votantes, todas verificadas e homologadas, encontram-se no blog do Concult.

Notícias Relacionadas

Dia do Patrimônio oferece atividades para as crianças

Dia do Patrimônio oferece atividades para as crianças

Seis atividades culturais movimentam o Centro Histórico em paralelo à programação do Dia do Patrimônio

Seis atividades culturais movimentam o Centro Histórico em paralelo à programação do Dia do Patrimônio

Abertas as inscrições para a exposição “Memorial das Águas” em Pelotas

Abertas as inscrições para a exposição “Memorial das Águas” em Pelotas

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95