Prefeito determina à Secretaria de Saúde providências para combater a dengue
A Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estuda estratégias para intensificar o combate à proliferação do mosquito causador da dengue. Duas alternativas, no momento, merecem atenção. Uma delas, a principal, é a aquisição de mosquitos contaminados com a bactéria wolbachia junto à Fiocruz. O mosquito portador dessa bactéria faz o controle biológico do Aedes aegipty.
A experiência já demonstrou resultados animadores, segundo a secretária de Saúde, Ângela Vitória. “Niterói [RJ] teve resultados importantes, chegando, praticamente, a erradicar o mosquito transmissor da dengue”. Ainda de acordo com a titular da pasta, o Ministério da Saúde oferece financiamento para esse fim.
Outra estratégia da Secretaria é fazer campanha intensiva junto à população, nas áreas onde há maior incidência de mosquito, a fim de envolver a comunidade no controle da doença. De acordo com Ângela, essas alternativas se somam para manter o controle dos mosquitos pelos agentes de endemias.
O controle da dengue em Pelotas é motivo de preocupação da secretária Ângela Vitória. Ela justifica a inquietação em relação ao aumento de casos nos últimos quatro anos, período em que o município saltou da taxa de 20 a 30 casos por ano para mais de 600 em 2024. Além disso, a gestora da Saúde destaca a necessidade de ampliação do número de agentes de endemia no quadro da SMS. Atualmente, são 52 profissionais - o número ideal seria 90.
A secretária alerta, também, para a chegada do verão, o que, em geral, favorece a proliferação do inseto. “É necessário evitar focos do mosquito, água parada em qualquer lugar é risco.”
Dengue em Pelotas 2024/2025*
Total de notificações: 1.078 (1.077 em 2024)
Notificações residentes em Pelotas: 1.014
Notificações residentes de outros municípios: 65
Casos confirmados: 619
Óbitos: um
Pelotas: 551
Importados: 67
Hospitalizados: dois
Casos descartados: 434
Casos em investigação: 25
*Atualização em 3/1/25
Focos 2024*
Janeiro - 22
Fevereiro - 81
Março - 181
Abril - 163
Maio - 50
Junho - 40
Julho - 16
Agosto - um
Setembro - oito
Outubro - sete
Novembro - 28
Dezembro - 34
Total: 631 (52,3% em residências)
Um caso identificado entre 30 de dezembro e 3 de janeiro
Bairros de maior incidência :
Fragata (49,29%)
Três Vendas (19,02%)
*Até 30 de dezembro
Notícias Relacionadas
Vigilância Sanitária apreende 50 quilos de carne bovina em Pelotas
Olimpíadas dos Caps celebram avanços na área da saúde mental no município
UBS do Gruppelli retoma atendimentos nesta quarta-feira (17)
Saúde: um ano de prontidão para enfrentamento e respostas à população