
Prefeita visita obras de reforma do Presídio Regional de Pelotas
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nesta segunda-feira (9), o andamento das obras de reforma executadas no Presídio Regional de Pelotas (PRP), que visam à recuperação de 30 celas das galerias A e B e, ainda, da caixa d’água da casa prisional – esta última já finalizada. Em outubro, 204 apenados – 161 homens e 43 mulheres foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg), onde permanecem até a conclusão da intervenção. Alguns presos das duas galerias foram realocados no presídio de Pelotas.
Prefeita, acompanhada pela delegada penitenciária Deisy Vergara, vistoria andamento das intervenções – Fotos: Michel Corvello
A previsão é de que a restauração termine em maio, quando os 161 presos deverão retornar ao PRP, de acordo com a delegada penitenciária, Deisy Vergara. Acompanhada também pelo diretor Giuliano Nogueira, Paula esteve nas galerias em revitalização, cujo orçamento é de R$ 500 mil. Os investimentos são do governo estadual, através da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Os problemas de vazamento de água e infiltração, que motivaram a requalificação da estrutura, devem ser solucionados com a obra, que também contempla a troca de instalações elétricas e hidrossanitárias.
Espaço para trabalho
A prefeita esteve na Fábrica de Artefatos de Concreto – Artecon P, unidade localizada dentro do presídio e destinada ao trabalho de presos do regime fechado. A iniciativa, que integra o Pacto Pelotas pela Paz, é responsável atualmente pela produção de blocos intertravados de concreto que, futuramente, serão utilizados em ciclovias.
+ Prefeitura inaugura fábrica de artigos de concreto no Presídio

Inaugurada em maio de 2019, fábrica de artefatos de concreto é iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz – Foto: Michel Corvello
Recentemente, o grupo de apenados finalizou a fabricação desse material, que servirá à construção do Centro de Reintegração Social vinculado à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) – Pelotas será uma das primeiras cidades do Estado a apostar no modelo de sistema prisional, reconhecido pelos custos menores para manutenção e baixo índice de reincidência criminal.
+ Pelotas é reconhecida nacionalmente por ações de ressocialização
Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.
Notícias Relacionadas

"Mulher, seus direitos não tiram férias" realiza-se no Laranjal com apoio da Prefeitura