Mostra de pinturas no espaço cultural do Posto São José integra a programação dos 210 anos de Pelotas

Prefeita visita exposição "Entre Lacunas"

Mostra de pinturas no espaço cultural do Posto São José integra a programação dos 210 anos de Pelotas
Por César Soares 08-07-2022 | 14:13:13
Tags: Exposição, Entre Lacunas, 210 anos Pelotas, artistas pelotenses

 

A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz prestigiaram nessa quinta-feira (7), a exposição Entre Lacunas, realizada no espaço cultural do Posto São José. A mostra, idealizada por cinco artistas pelotenses, integra a programação dos 210 anos de Pelotas e marca o novo posicionamento do empreendimento que se torna um espaço multicultural e gastronômico. A exposição fica aberta ao público até o dia 15 de julho.

Prefeita prestigia mostra de artistas pelotenses. Fotos: Michel Corvello.

Ao visitar a exposição e conhecer o novo conceito implementado pelo empreendimento cultural, a prefeita associou a iniciativa ao potencial de ressignificação da cidade e dos pelotenses. "Neste dia em que Pelotas está aniversariando, estamos todos de parabéns, porque uma cidade é uma construção coletiva e permanente, e como é bom ver que essa senhora de 210 anos é palco de uma efervescência cultural, nesse pós-pandemia, depois de dois anos de incertezas, mas estamos aqui vivos, resilientes, fortes e com essa alegria do encontro e de ver tantos talentos como esses artistas aqui", disse Paula, que também parabenizou cada um dos artistas e o proprietário do espaço cultural do Posto São José, Fernando Riemke, pela capacidade de inovar.  

Artistas presentearam a cidade. Foto: Michel Corvello.

 Os autores da exposição, Graça Marques, Gordo Muswiek, Lauer Santos, Lúcia Weymar e Ramile Leandro, presentearam o Município com um quadro confeccionado em acrílico, ilustrando partes da mostra feitas por cada um deles. A obra foi entregue à prefeita e será exposta no Paço Municipal.  

Também visitaram a Mostra os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo; de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmen Roig e o diretor do Teatro Sete de Abril, Giorgio Rona.
 

Sobre a exposição Entre Lacunas

Os artistas pelotenses Graça Marques, Gordo Muswiek, Lauer Santos, Lúcia Weymar e Ramile Leandro dialogam artisticamente através da criação de obras construídas sob a narrativa poética de um novo mundo conectado, colaborativo e plural.

 Nesse ritmo, Graça Marques propõe o olhar fragmentado, que seleciona e compõe elementos. Faz um convite a uma viagem por mapas construídos por palavras, texturas, cores e memórias que conversam com as sobreposições de água e pigmento de Ramile Leandro, artista que passeia pelas ondas do sentir através do mar, em uma metáfora poética carregada de dualidades e memórias afetivas.

 Essas memórias são retratadas por Lúcia Weymar, que encara, ao aproximar o olhar. Conversa com raízes, tradições e as reescreve através de um mosaico de imagens de viagem. A palavra, na obra, ganha força, relata, entrevista, questiona e poetisa momentos. E Lauer Santos faz as palavras dançarem ao criar sobreposições poéticas que jogam com a percepção visual. Novas possibilidades de ver, de pensar e de fluir esteticamente a partir das formas.

 Sobreposições que o Gordo Muswieck anula do olhar com a tinta branca. Provoca um jogo sutil entre a tela e o suporte através da perspectiva de passagem, da arte de rua que ganha voz através do discurso do tempo, da palavra que rabisca e anula, que grita e cala.

Notícias Relacionadas

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens

Semana de Pelotas traz música, feiras, festa julina e carnaval

Semana de Pelotas traz música, feiras, festa julina e carnaval

Semana de Pelotas leva cinema à Colônia Z3

Semana de Pelotas leva cinema à Colônia Z3