ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita prestigia cerimônia de premiação de empreendedorismo

Pelotas foi finalista da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o programa Start, que integra o Pacto Pelotas pela Paz

Por Marina Amaral 20-04-2022 | 13:37:13

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nessa terça-feira (19), a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Rio Grande do Sul. Pelotas foi finalista da 11ª edição do evento com o programa Start, estratégia que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz e busca auxiliar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho. O ato aconteceu na sede do Sistema Fecomércio RS, em Porto Alegre.

Durante a premiação, Paula e os demais representantes das cidades finalistas receberam um troféu em reconhecimento ao trabalho realizado em seu município. Foi a segunda vez que a política pública da Prefeitura chegou nesta etapa da iniciativa, que reconhece gestores que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos pequenos negócios. Com o título “Programa Start: transformação local através do empreendedorismo jovem”, a proposta estava inserida na categoria Empreendedorismo na Escola. 

“Foi um orgulho grande estar novamente entre os finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Pelotas vem se destacando nos últimos anos e, dessa vez, com um projeto que associa o empreendedorismo à inclusão e prevenção social, que é o Start, um programa que vem transformando vidas de muitos jovens. Só tenho a agradecer a toda equipe que se mobilizou e transformou o Start em uma política pública muito consistente”, destacou a gestora municipal.
Foto: Sebrae/RS

Acompanharam o evento o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, e o coordenador do programa Start, Pablo Salomão.

Sobre o programa Start

O Start já impactou diretamente 605 jovens, residentes em seis grandes regiões da cidade, desde sua criação. Foram formados 434 jovens, o que representa 71,7% de aproveitamento. Destes, cerca de 95 ingressaram nas vagas de trabalho disponibilizadas pelas empresas parceiras. Além disso, a metodologia já foi replicada pelo governo do Estado, no projeto Tô Ligado - Conectando Trajetórias, que integra o programa RS Seguro, e teve destaque a nível nacional, obtendo a 9ª colocação, dentre 85 projetos de todo o Brasil, e 5ª na região Sul, na premiação da Secretaria Nacional da Juventude, destinada às melhores iniciativas de inovação em políticas públicas voltadas aos jovens. 

A estratégia passou a integrar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, devido à intersecção dos aspectos empreendedores e como facilitador em outras ações municipais, como o Bairro Empreendedor e Educação Empreendedora.

Tags

prêmio, prefeito empreendedor, sebrae, programa start, finalista

Carregando 0%
Carregando 0%