ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita prestigia ação social no quilombo Vó Elvira

Atividade do Núcleo Integrado de Ações Sociais levou às famílias do 9º Distrito de Pelotas informações sobre serviços do Município e de parceiros, além de auxiliar em encaminhamentos

Por Marina Amaral 19-05-2022 | 17:01:48

Nesta quinta-feira (19), realizou-se a primeira ação do Núcleo Integrado de Ações Sociais (Nias), na Comunidade Quilombola Vó Elvira, localizada no Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. A atividade contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e de representantes das diversas secretarias do Município que integram a iniciativa, além dos parceiros, que levaram às famílias residentes informações e orientações sobre serviços, além de auxiliar com encaminhamentos.

Ao todo, 60 famílias fazem parte do quilombo. Ao longo da tarde, foram oferecidos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como a vacinação, e as crianças puderam aproveitar os brinquedos montados pelas equipes. Uma apresentação sobre a história quilombola na região também esteve na programação, a cargo de representantes da comunidade Vó Elvira.

“Esse projeto busca trazer a Prefeitura para mais perto das comunidades, sobretudo rurais, que estão mais distantes, o que torna mais difícil a busca por informações e serviços. É obrigação do Município se aproximar, trazer ações e equipes até os cidadãos. Esse momento também é de interação, pois, além do trabalho, vamos ouvir as demandas e conhecer a realidade local. Essa integração é muito importante e queremos que se sintam acompanhados e próximos de nós”, pontuou a gestora municipal.
Fotos: Gustavo Vara

Para um dos representantes do quilombo Vó Elvira, Antônio, “é muito importante a presença da prefeita aqui, porque mostra o comprometimento com as comunidades quilombolas. Aqui é um lugar onde foram travadas muitas batalhas, lutas e histórias. Aqui, temos a maioria de mulheres da comunidade presentes e isso reforça a importância de ter uma mulher no poder”.

Estiveram presentes o secretário de Assistência Social (SAS), José Olavo Passos, e o coordenador regional da Defesa Civil no Rio Grande do Sul, Márcio Facin.

Participam da ação desta quinta-feira as secretarias de Assistência Social, com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) volante, Cadastro Único e Rouparia; de Saúde; de Desenvolvimento Rural; e de Educação e Desporto; além da Defesa Civil do Estado e do Município, Guarda Municipal, Emater, Secretaria Estadual da Agricultura, Tribunal Regional Eleitoral, Junta Militar e Conselho Tutelar.

Sobre o Nias

A proposta do Núcleo Integrado de Ações Sociais é levar os serviços às comunidades geograficamente mais distantes, já que muitas famílias têm dificuldade de acessar seus direitos e cumprir algumas obrigações pela necessidade de se deslocar até a cidade e dentro dela. 

São levadas informações sobre serviços que não possam ser realizados de forma descentralizada e ações concretas que sejam possíveis, como vacinação, orientação sobre direitos, documentação, benefícios, atendimentos, entrega de agasalhos, educação e outros.

Tags

ação social, vó elvira, monta bonito, nias

Carregando 0%
Carregando 0%