ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Governo

Prefeita participa de seminário sobre dez anos do Centro de Atendimento ao Autista

Evento reuniu profissionais e especialistas para debate e relatos de experiências sobre o tema

Por César Soares 03-04-2024 | 17:15:38

A prefeita Paula Mascarenhas e secretários municipais acompanharam, nesta quarta-feira (3), a abertura do Seminário que integra a programação dos dez anos do Centro de Atendimento ao Autista Danilo Rolim de Moura (CAA) e também as atividades da 11ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

Evento no auditório Dom Antônio Zattera/UCPel. Fotos: Gustavo Vara.

Após a apresentação inicial com o cantor Marquinhos Brasil, as falas das autoridades destacaram a relevância da luta pela manutenção das conquistas e ampliação dos serviços voltados ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Chefe do Executivo ressaltou parte da história dessa conquista desde os primeiros encontros até a consolidação do espaço do CAA. "Ainda quando candidata à vice de Eduardo Leite fiquei muito impactada com as demandas deste tema e ficava pensando se conseguiríamos dar alguma resposta àquelas mães, mas apesar das dificuldades vemos tudo o que conseguimos: uma resposta de construção coletiva de parceria, colaboração, confiança, respeito mútuo e hoje estamos aqui comemorando os dez anos do Centro. Uma conquista de todos", enalteceu Paula.

A secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, reiterou que toda a solidificação do processo de inclusão se deu desde 2003, quando o Município criou o Centro Atendimento e Pesquisa em Tecnologias de Aprendizagem (Capta). "Esse setor criou um processo de inclusão diferenciado que não inclui somente no espaço mas também na aprendizagem. E pra isso nós precisamos de políticas públicas que transcendem os limites do município, ações das demais esferas de governo e o compromisso da inclusão é da Educação, mas é também da Saúde, da Assistência Social, da Segurança Pública e de todos os cidadãos e setores da sociedade", observou Adriane.

O seminário, além de integrar as programações comemorativas, propõe reflexões e conscientização sobre o autismo, o que busca construir uma Pelotas cada vez mais inclusiva e acessível, alinhada ao tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”. As atividades propostas são uma realização conjunta da prefeitura, através da secretaria municipal de Educação e desporto, e do Centro de Atendimento ao Autista, com parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (Nepca). A palestra de abertura foi conduzida pelo professor, médico e doutor em Genética Gilberto de Lima Garcias, com o tema "Algumas respostas sobre o aumento da prevalência do TEA".

Também participaram da abertura a Pró-reitora Acadêmica, Moema Chatkin; representante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cognição e Aprendizagem da UFPel, Ana Treptow; a diretora do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, Débora Jacks; o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, Michel Ribeiro e a presidente da Amparho, Eliane Bitencourt. Acompanhando a prefeita estiveram os secretário municipais de Segurança, José Dourado, e de Assistência Social, Tiago Bündschen.

Tags

Autismo, palestra, dez anos, Centro de atendimento ao Autista, TEA

Carregando 0%
Carregando 0%