ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita participa de reunião da Azonasul em São Lourenço

Secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, apresentou investimentos na área, feitos pelo Estado, nas cidades da região

Por Marina Amaral 10-08-2022 | 13:42:46

A prefeita Paula Mascarenhas participou, nessa terça-feira (10), da reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em São Lourenço do Sul, nos estandes do 2º Festival de Inverno Lourenciano. O evento contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, que apresentou investimentos nas cidades da região, por meio dos programas e políticas públicas do governo do Estado, além de dados da vacinação contra a Covid-19, os quais mostram que mais de 50 mil pessoas ainda precisam tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus na região.

“Essa gestão estadual na área da saúde é histórica. Nós, prefeitos, só temos a agradecer, pois, pela primeira vez, tivemos um governo parceiro, que entende os problemas e traz recursos, com capacidade de diálogo. Pelotas é um município referência e estamos enfrentando a crise remanescente da pandemia, mas estamos na luta, principalmente no que diz respeito à vacinação. Temos o Trailer da Vacina percorrendo a cidade, as Unidades Básicas de Saúde permanentemente abertas e um espaço no Mercado Central”, afirmou a gestora municipal.
Gestores municipais da Azonasul estiveram reunidos em São Lourenço - Fotos: Gustavo Vara

A secretária Arita citou programas como o Avançar na Saúde, que destinou recursos à Beneficência Portuguesa, à Santa Casa de Pelotas e ao Hospital Universitário São Francisco de Paula, e o TEAColhe selecionou Pelotas para ter o Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), decorrente da trajetória de trabalho do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura.

A Rede Bem Cuidar, que teve como inspiração a experiência em Pelotas, é uma metodologia diferenciada da Estratégia Saúde da Família (ESF) na Atenção Básica, que já proporcionou diversas reformas em hospitais e aquisição de equipamentos para municípios da Zona Sul. Programas como o Assistir e o Cirurgia Mais também foram lembrados.

Tags

azonasul, secretaria estadual de saúde, investimentos

Carregando 0%
Carregando 0%