ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Prefeita participa de lançamento do catálogo geral do Acervo Macrs

A publicação em formato impresso e digital conta com 1.813 obras de 921 artistas. O evento de lançamento foi realizado neste sábado (26), na sede da Associação OTROPORTO

26-09-2021 | 16:03:30

A prefeita Paula Mascarenhas participou neste sábado (26), do evento de lançamento do catálogo geral das obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Macrs), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A obra é uma publicação inédita em formato impresso e digital, com 1.813 obras de 921 artistas. 

Prefeita Paula Mascarenhas participa de lançamento do catálogo geral do Acervo Macrs. Fotos: Michel Corvello

“Nós temos o maior orgulho de poder receber esta exposição tão rica. É um momento para parabenizar a secretaria de Cultura do Estado e a todos que incentivam a arte”, destacou a chefe do Executivo pelotense.

O evento ocorreu na sede da Associação OTROPORTO, no local também foi organizada a exposição de imagens do livro Divina Rima, inspirado no clássico da literatura ocidental “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri. A artista plástica, Zorávia Bettiol, responsável pelas ilustrações da obra, realizou uma sessão de autógrafos e os artistas Bero Moraes e Zé Darcy, fizeram doações de duas obras para serem expostas no Macrs.

Participaram a secretaria estadual de Cultura, Beatriz Araújo, o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, o diretor do Teatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, o superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima, a reitora da UFPel, Isabela Andrade e representantes dos museus do Estado. 

Catálogo do Acervo do Macrs

Em edição trilíngue (português, espanhol e inglês), o catálogo terá versão digital hospedada em site específico do projeto (www.acervomacrs.com), disponibilizado também em todas as redes sociais do Macrs. A versão impressa é composta por 304 páginas. O processo de catalogação foi realizado em etapas e expressa diferentes visões poéticas, sentimentos e opiniões.

A iniciativa busca o crescimento e o desenvolvimento das artes visuais no Estado, agregando legitimidade e valor às obras dos artistas e possibilitando que sejam conhecidas com profundidade, tanto pela sociedade, como por pesquisadores, galeristas e colecionadores.

Tags

Cultura, Macrs, Museu, Arte

Carregando 0%
Carregando 0%