
Prefeita participa de abertura do Congresso de Agronomia
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na noite desta terça-feira (12), na Associação Rural de Pelotas, da abertura do 33° Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), que reúne profissionais brasileiros e sul-americanos até sexta-feira (15).
Evento realizado em Pelotas reúne autoridades brasileiras e sul-americanas da engenharia agronômica. Foto: Rodrigo Chagas
Para a gestora, o evento tem significado maior do que apenas de comemoração, visto que, atualmente, o Estado do Rio Grande do Sul vem sofrendo com catástrofes naturais e, a partir disso, as discussões sobre o uso sustentável da terra e os impactos da produção agrícola no meio ambiente ganham importância.
“Hoje, nós vivemos em um Estado que, na última semana, sofreu a maior tragédia climática da história recente. A dor das famílias que perderam seus entes queridos pela força da natureza nos mostra que o planeta está pedindo socorro, e isso não é mais uma metáfora, é uma realidade. Em um planeta com bilhões de pessoas que precisam se alimentar, nós precisamos unir as questões da produção de alimentos e de preservação ambiental, e ninguém melhor que os engenheiros-agrônomos para apontar os caminhos possíveis e necessários na união da produtividade e respeito ao nosso planeta. Esse é o grande desafio que cabe à Engenharia Agronômica e a nós, seres humanos que precisam dessa alternativa. Confiamos e esperamos muito de vocês”, afirmou.
A escolha de Pelotas como sede é referente aos 140 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aos 100 anos da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs) e aos 125 anos da Associação Rural de Pelotas. Durante a cerimônia, foi destacado o valor tradicional do município na área da Agronomia, com o curso superior mais antigo em funcionamento ininterrupto do país, com 140 anos em atividade.
Também estavam presentes na cerimônia o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, o gerente regional da Emater-RS, Ronaldo Clasen Maciel, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas, Jamir Silva, o presidente da Associação Pan-americana de Engenheiros Agrônomos, Octávio Pérez, o presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), João Luís Collares, a presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro, Ana Paula Guimarães de Farias, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, o presidente em exercício do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Evânio Nicoleit, o presidente da Confaeb, Kleber Souza dos Santos, e o presidente da Sargs, Leonardo Cera.
Sobre o Congresso Brasileiro de Agronomia
O Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) é o principal evento da categoria agronômica do país, e trata de questões políticas e profissionais no envolvimento dos engenheiros-agrônomos em relação a questões nacionais e mundiais. A convenção, este ano, é promovida pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeb) e a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs), com o tema central da 33° edição sendo a formação, atribuição e exercício profissional pleno da Agronomia no mundo em transformação.