ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Qualidade Ambiental

Prefeita lança programa Elos

A partir de agora, denúncias de maus-tratos de animais passarão por avaliação de vulnerabilidade social dos tutores e a possibilidade de encaminhamento à rede de proteção do Município

Por Marina Amaral 21-12-2023 | 16:12:31

O Programa Elos foi lançado pela prefeita Paula Mascarenhas nesta quinta-feira (21). Com a iniciativa, a partir de agora, as denúncias de maus-tratos de animais passarão por avaliação de vulnerabilidade social dos tutores. Se necessário, as famílias poderão ser encaminhadas à rede de proteção do Município, como assistência social, saúde, habitação e educação, entre outras. 

Programa é desenvolvido pela Secretaria de Qualidade Ambiental e Pacto Pelotas pela Paz - Fotos: Gustavo Vara

O Elos foi criado porque, durante as visitas realizadas pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) para fiscalizar denúncias contra maus-tratos, é comum as equipes se depararem com situações de vulnerabilidade social e realidade muito difícil, tanto para os animais quanto para seus tutores. Por isso, a necessidade de se pensar no bem-estar animal e, também, no das famílias, o que inclui as crianças, adultos e idosos que estão nas casas fiscalizadas. A iniciativa é desenvolvida com o Pacto Pelotas pela Paz.

“O Programa Elos tem uma visão de saúde única. Quando a SQA encontrar problemas com os animais e as famílias, elas serão identificadas e encaminhadas ao Pacto para que possam ser atendidas pela nossa rede de proteção. Isso vai ser muito importante para que nós possamos avançar e enxergar as famílias e os animais como um todo, pois o que queremos é criar qualidade de vida”, avaliou a gestora municipal. 

Durante as vistorias, caso a identificação de vulnerabilidade social seja feita pela fiscalização, será preenchido formulário on-line para envio à equipe do Pacto Pelotas pela Paz. Após análise, as famílias serão encaminhadas aos serviços necessários. Serão desenvolvidas ações para acompanhar esses indivíduos de forma intersetorial com outras secretarias, a fim de proporcionar o bem-estar das famílias e dos seus animais. 

A ação é lançada no Dezembro Verde, mês de conscientização contra o abandono de animais e pela guarda responsável. Conforme destacou o titular da SQA, Eduardo Schaefer, a ideia é conectar a luta contra os maus-tratos à ajuda às famílias, tornando a vida melhor nos ambientes para todos que neles vivem. 

Estavam presentes na reunião de lançamento a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, a coordenadora do Cada Jovem Conta, Taiana Marreiro, e a chefe de setor do Bem-estar Animal, Fabiane Peter.

Tags

programa elos, bem-estar animal, vulnerabilidade social

Carregando 0%
Carregando 0%