ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita assina projeto de lei “Escola de Gestão Pública”

Durante a manhã na sede da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, no projeto “Um dia na Secretaria”, Paula Mascarenhas também assinou dois decretos com a presença de vereadores, além de anunciar duas parcerias com instituições de ensino

Por Marina Amaral 29-10-2021 | 17:08:49

Nesta sexta-feira (29), durante a segunda edição do projeto “Um dia na Secretaria” na sede da pasta de Administração e Recursos Humanos (Sarh), a prefeita Paula Mascarenhas apresentou e assinou o projeto de lei “Escola de Gestão Pública” e dois decretos, um que incentiva a doação de sangue entre servidores e outro que institui e regulamenta o teletrabalho no Município, com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Silva (PSDB), e dos vereadores Carlos Júnior (PSD) e Michel Promove (PP). A gestora também despachou durante a manhã, acompanhou os processos junto da titular da Sarh, Tavane Krause, e conheceu a parceria firmada com a Faculdade Anhanguera e o Senac Pelotas. O secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e a chefe de Gabinete, Kelli Baum, participaram da ação.

O projeto de lei “Escola de Gestão Pública” foi assinado pela prefeita durante a visita à Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Trata-se de uma escola de governo, administrada pelos servidores, os quais promoverão capacitações, treinamentos e cursos, dentre outras atividades, de forma presencial e virtual, com o intuito de difundir práticas e qualificação ao serviço. Além disso, a iniciativa faz com que os profissionais tenham reconhecimento pela sua capacidade técnica e sejam multiplicadores de conhecimento.

Foto: Gustavo Vara

“Vai ser um trabalho de rotina e com agenda permanente de atividades. Investir nos servidores públicos é investir em serviços com mais resultados e mais qualificados à comunidade pelotense, além de valorizar os servidores como parte essencial da administração pública”, detalhou Tavane. O documento foi apresentado e entregue ao presidente da Câmara, Cristiano Silva, e aos vereadores presentes, Carlos Júnior e Michel Promove.

Outra entrega feita aos membros do poder Legislativo de Pelotas foi o decreto que incentiva a doação de sangue entre servidores. A norma estabelece a criação de banco de doadores voluntários, por meio de uma ferramenta online, e no momento em que o Hemocentro de Pelotas estiver com estoque em níveis críticos, os trabalhadores da Prefeitura serão chamados. Quem aderir terá benefícios, como folgas extras a serem tiradas nos meses subsequentes. Além disso, entre os dias 8 e 12 de novembro, será promovida a Semana Especial do Servidor Doador.

O decreto que institui e regulamenta o teletrabalho na administração pública também foi assinado por Paula Mascarenhas. “É uma modalidade interessante que veio com a pandemia do coronavírus e que precisa ser regulamentada”, defendeu. Ademais, foi anunciado o lançamento, em breve, do edital da câmara de conciliação de licenças prêmio de aposentados, a fim de buscar o pagamento mediante acordo entre Município e servidores que adquiriram a licença prêmio ao se inativarem.

Parcerias com instituições de ensino

Durante o “Dia na Secretaria”, foi anunciada a parceria entre a Prefeitura e o Senac Pelotas e a Faculdade Anhanguera. Esse último realizará a oferta de 123 cursos gratuitos realizados a distância, com carga horária de 80h/aula que abrangem várias áreas do conhecimento e que poderão ser aproveitados em cursos de pós-graduação. Conforme explicou a titular da Sarh, os cursos oferecidos têm certificação de extensão profissional aos servidores e seus e seus dependentes. Os formulários para adesão estarão disponibilizados em formato QRCode. 

“A parceria com a Faculdade Anhanguera irá agregar conhecimento no âmbito de trabalho e vai auxiliar no futuro, caso o servidor deseje fazer uma especialização, além de qualificar os nossos profissionais. A qualificação do serviço público é uma meta”, frisou a prefeita.

Foto: Gustavo Vara

Já o Senac passará a oferecer um desconto de 60% para cursos de pós-graduação, para servidores que se inscreverem até o final deste ano. As inscrições são feitas através da Sarh, conforme adiantou Tavane. Serão oportunizados descontos durante todo o andamento dos cursos. A iniciativa pode beneficiar 8,5 mil funcionários do quadro ativo, os quais poderão se especializar e adquirir progressão da carreira por meio de benefícios em seus cargos. 

“Na semana do Dia do Servidor, na qual aderimos ao projeto estadual Iconicidades, que tem como proposta a recuperação do prédio histórico da antiga Secretaria de Finanças para transformação em um centro gastronômico junto ao Senac, estamos anunciamos mais essa parceria que vai trazer muitos benefícios aos nossos funcionários e ao serviço público”, finalizou Paula. 
Foto: Gustavo Vara

Um dia na Sarh

Se aproximar das secretarias, entender os serviços e repartições e conhecer quem faz a rotina da Prefeitura são alguns dos objetivos da iniciativa. Paula destacou a importância da ação, principalmente essa segunda edição que foi realizada durante a semana do Dia do Servidor, celebrado na quinta-feira (28), além de participar da sessão de ginástica laboral, promovida pelo Município, através da própria Sarh e do projeto Vida Ativa, da pasta de Educação e Desporto (Smed), em alusão à data comemorativa.

“Esse turno de trabalho junto com os servidores permite conhecer melhor a pasta. A Sarh é a secretaria que dá base para todas as outras, já que, neste espaço, funciona os setores de pessoal, patrimônio, saúde do trabalhador, dentre outros. Estamos cada vez mais felizes com o projeto “Um dia na Secretaria”, afirmou a chefe do Executivo pelotense.
Foto: Gustavo Vara

Tags

um dia na secretaria, sarh, projeto de lei, decretos, parcerias

Carregando 0%
Carregando 0%