De autoria do presidente da Câmara, vereador Cristiano Silva (PSDB), a norma visa promover a cultura da doação, em especial a entidades filantrópicas

Prefeita assina Lei que institui o Dia de Doar

De autoria do presidente da Câmara, vereador Cristiano Silva (PSDB), a norma visa promover a cultura da doação, em especial a entidades filantrópicas
Por Marina Amaral 30-11-2021 | 17:50:39
Tags: dia de doar , lei 7.008

Ato no Mercado Central, nesta terça-feira (30), marcou a assinatura da Lei 7.008/2021 pela prefeita Paula Mascarenhas. A norma, de autoria do presidente da Câmara, vereador Cristiano Silva (PSDB), institui o Dia de Doar no calendário oficial de Pelotas, com o objetivo de mobilizar a população e promover a cultura da doação para fins filantrópicos no Município. A data será comemorada sempre na terça-feira seguinte ao Dia Nacional de Ação de Graças, celebrado no dia 25 de novembro de cada ano.

A chefe do Executivo pelotense destacou o papel fundamental que as entidades possuem, bem como o dever do Município de promover uma cidade mais solidária. A iniciativa de implantação da data surgiu na Associação de Pais de Down de Pelotas (Apadpel), e já conta com mais de 20 instituições participantes, as quais, durante o dia, estiveram reunidas no Largo Edmar Fetter, recebendo doações da comunidade. Roupas, alimentos, livros e materiais de higiene são aceitos, além de distribuição de cabelo a pacientes com câncer e doação de sangue para salvar vidas. 

“O Dia de Doar é uma data que junta a alegria, ao ver todas as instituições reunidas, a um pedido de solidariedade direcionado à população. É muito gratificante ver entidades diversas, que atendem a quem mais precisa, cada uma cumprindo o papel fundamental para com a sua causa e ajudando a transformar vidas para melhor. Nosso reconhecimento e agradecimento em nome do Município, pois vocês são merecedores”, afirmou Paula.
Foto: Gustavo Vara

O autor da Lei, vereador Cristiano Silva, reforçou a importância de Pelotas possuir tantas pessoas unidas em prol da causa, ajudando e melhorando vidas. “Juntos, somos mais fortes e as entidades aqui reunidas são exemplo, trabalhando e lutando pelas doações”, defendeu.

Também estavam presentes o diretor do Foro da Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e o vereador Paulo Coitinho (Cidadania). 

Instituições participantes

O ato de assinatura da Lei contou com a participação das seguintes entidades: Apadpel; Rotary Club Oeste; Rotary Club Suleste; Rotary Club Princesa do Sul e Parceiros Voluntários; Conselho da Pessoa com Deficiência; Escola Especial Professor Alfredo Dub; Organizações de Procura de Órgãos (OPO); Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT); Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho); Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (Adefispel); Kilombo Urbano da Ocupação Canto de Conexão; Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pelotas (Apae); Associação Amar: Criança e Família; Instituto Lar de Jesus; ONG Anjos e Querubins; Escola Louis Braille; ONG Vale a Vida; Projeto Social Nunca é Tarde para doar Amor; Conselho do Povo de Terreiro de Pelotas; Projeto Orumalé Sagrado; e Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe); Centro de Educação, Esporte, Cultura e Lazer Cuidando de Nós; Grupo Oncológico Juntas Somos Mais Fortes. 

Sobre o Dia de Doar

A Lei 7.008 de 16 de novembro de 2021 visa mobilizar pessoas, empresas, instituições e órgãos do governo quanto à importância de doar e ser solidário de forma voluntária, em especial para com as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. A essas instituições filantrópicas, por meio da legislação, será viabilizado o repasse de informações e educação sobre os meios de busca de recursos cabíveis, como forma de acelerar o crescimento das entidades em prol da sociedade.

O Dia de Doar surgiu em 2012, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 2013. Atualmente, 85 países fazem parte, de maneira oficial, da iniciativa solidária. Além de incentivar a cultura da doação, a norma proporciona a conexão de pessoas com as causas filantrópicas da cidade, já que, por meio dela, será possível conhecer melhor o trabalho de cada entidade. As contribuições podem ser feitas não apenas no dia estabelecido, mas durante todo o ano.

Notícias Relacionadas

Prefeitura paga 13º com recursos próprios dia 10 de dezembro

Prefeitura paga 13º com recursos próprios dia 10 de dezembro

Prefeito oficializa recursos do PAC para drenagem no Areal Fundos

Prefeito oficializa recursos do PAC para drenagem no Areal Fundos

Pelotas tem 65 contratos do MCMV Reconstrução assinados

Pelotas tem 65 contratos do MCMV Reconstrução assinados

Prefeitura dá voz à comunidade do Balneário dos Prazeres

Prefeitura dá voz à comunidade do Balneário dos Prazeres