ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita assina contrato para construção da Rua do Doce

Investimento de R$ 368 mil põe em evidência a tradição doceira de Pelotas

Por Tânia Magalhães 10-06-2021 | 16:12:04

Redação com a colaboração de Carolina Dumont

Na manhã desta quinta-feira (10), a prefeita Paula Mascarenhas assinou, no Paço Municipal, o contrato para construção do Centro de Comercialização de Produtos Associados ao Turismo no Município de Pelotas – Rua do Doce. O local, à rua 7 de Setembro, entre Andrade Neves e General Osório, nas proximidades do chafariz As Três Meninas, abrigará estrutura adequada para venda das variedades produzidas por doceiras e convivência.

Assinatura do contrato consolida o investimento - Fotos: Gustavo Vara
“A ideia é qualificar um espaço para dar visibilidade ao doce de Pelotas, reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas, ao assinar o documento.

A futura Rua do Doce contará com investimento de R$ 368 mil, com origem de recursos em emenda parlamentar indicada ao Orçamento Geral da União pelo deputado federal Afonso Hamm (PP) em 2019. A obra será executada pela empresa Apague Comércio de Equipamentos de Combate a Incêndios Ltda, com atribuições especificadas na Tomada de Preços 09/2021, prazo de três meses, e correrá sob responsabilidade da Prefeitura.

O projeto que especifica o local da Rua do Doce é fruto da Lei 6.755/2019, de iniciativa do vereador José Sizenando (DEM), e terá a execução acompanhada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Quando sancionou a norma, a prefeita Paula afirmou que, “o ponto corresponde ao desejo do Município de proporcionar espaço qualificado, que valorize as profissionais responsáveis por fazer Pelotas ser reconhecida nacionalmente por sua tradição doceira”. 

Como será a Rua do Doce

O ponto contará com sete espaços para as doceiras, além de um sanitário para o público em geral, adaptado para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), área de alimentação e de convivência.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, salienta que a Rua do Doce, localizada em um dos pontos comerciais mais importantes da cidade, se tornará referência. “Quem vai ao Centro passa por ali e, além disso, é próxima ao setor de hospedagem, oportunizando a quem está em viagem encontrar facilmente variedades dos doces tradicionais”

Para Bazanella, “A construção do espaço é um investimento importante, que dá mais visibilidade aos produtores. O doce é um dos elementos que mais projeta Pelotas no mundo. Assim, a divulgação tende a chamar novos investidores. O doce deve ser usado como ferramenta para prospectar Pelotas. Vejo com entusiasmo a expansão do setor e a Secretaria está articulando tratativas para fortalecer a Associação das Doceiras, sócios e não associados, incluindo os que produzem e comercializam na Travessa Ismael Soares, para que passem a atuar na Rua do Doce.”

A assinatura do contrato foi acompanhada pelo vereador Michel Promove (PP) e pelos secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

Tags

rua do doce, construção, contrato, assinatura

Carregando 0%