ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita acompanha entrega da medalha Mérito Farroupilha

Ex-reitor e professor da Escola Superior de Educação Física da UFPel, Pedro Curi Hallal, recebeu o reconhecimento da Assembleia Legislativa, pela coordenação científica das ações de enfrentamento à pandemia

06-04-2021 | 16:43:46

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, acompanhou, nesta terça-feira (6), a entrega da mais alta comenda da Assembleia Legislativa - a Medalha Farroupilha - ao professor e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal. A participação nas ações científicas de enfrentamento à pandemia do coronavírus, em âmbito estadual e nacional, motivaram a homenagem do Parlamento gaúcho ao pelotense.

A cerimônia de outorga, transmitida ao vivo pelo canal do Legislativo no YouTube, teve a presença do governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), além do homenageado e do proponente da honraria, o deputado estadual Zé Nunes (PT). Cerca de 30 pessoas, entre elas o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, e a prefeita Paula Mascarenhas acompanharam a entrega da medalha em ambiente virtual. 

"Fiz questão de acompanhar a solenidade de entrega da medalha do Mérito Farroupilha ao ex-reitor da UFPel, por considerar o reconhecimento da Assembleia Legislativa mais do que merecido ao trabalho científico do doutor Pedro Curi Hallal. Ele deu visibilidade ao nome da Universidade, por seu trabalho à frente da pandemia, e tem sido um grande parceiro nosso no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, com suas posições sempre firmes, sensatas, sensíveis e conectadas ao interesse público", afirmou Paula.

Prefeita acompanhou, em ambiente virtual, a entrega da Medalha Farroupilha ao epidemiologista Pedro Curi Hallal - Imagem: reprodução internet

Ao receber a medalha do deputado que propôs a homenagem, o epidemiologista destacou a importância do trabalho coletivo diante da maior crise sanitária vivida pela atual geração.

"Essa medalha é da região sul, é de Pelotas, aqui representada pela prefeita Paula, professora da UFPel. Essa medalha é da UFPel - uma Universidade que se agigantou diante dessa pandemia, cuja comunidade que nos sustenta precisou de nós. Essa medalha é da liberdade de expressão, é da Ciência, é da Educação. Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra", ressaltou ao agradecer a honraria

O governador não escondeu a satisfação por um conterrâneo receber a mais importante homenagem do Parlamento gaúcho e destacou que a cerimônia foi uma celebração à Ciência.

"Toda a honraria é concedida para que ela inspire outras pessoas- os mais jovens, os mais velhos, todos aqueles que acreditam em um futuro melhor. O professor Pedro Curi Hallal nos inspira. A pesquisa EpiCovid, coordenada por ele, foi um instrumento de gestão de crise, nos ajudou a entender a evolução da crise sanitária no Estado. O ex-reitor é um exemplo de resignação, resiliência", disse o chefe do Executivo estadual.

O que significa a Medalha Mérito Farroupilha

Criada em 1995, a medalha do Mérito Farroupilha é o mais alto reconhecimento da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A condecoração é concedida a pessoas que contribuíram para desenvolvimento do Estado ou tiveram papel relevante em algum setor. A indicação para a homenagem é feita por um parlamentar a cada legislatura.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, medalha farroupilha, assembleia legislativa, prefeita, pelotas, ufpel, pedro curi hallal, epidemiologista

Carregando 0%
Carregando 0%