Precauções para reservar passeios e viagens pela Internet
Faltando um dia para a entrada do ano novo, muitos consumidores e famílias ainda estão se organizando para o feriado e as férias de verão. Reservar passeios e viagens de forma online – nas modalidades aérea, rodoviária, rodoaérea, ecoturismo, entre outras – é bastante prático, porém exige atenção e algumas precauções. No sentido de orientar a transação na Internet, o Procon de Pelotas, vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM), sugere, em primeiro lugar, a consulta de alguém que já tenha visitado o local escolhido.
Os viajantes usam a Web antes da partida e quando já estão em outra cidade para facilitar os translados, como os efetuados entre praias e cidades. Após buscar informações precisas sobre os pontos turísticos, é preciso solicitar uma confirmação de reserva do transporte – ônibus, van, microônibus ou carros – por fax ou e-mail. “Os consumidores estão acostumados a se precaverem com as reservas de passagens aéreas. Nossa dica é fazê-lo também nos deslocamentos realizados durante as excursões”, aconselha a chefe do Serviço de Educação ao Consumidor do órgão, Nóris Fonseca Finger.
Como se trata de um acordo a distância, o depósito solicitado para assegurar vaga deve ser o menor valor possível e mediante comprovação por escrito. No caso dos pacotes, o Procon recomenda guardar quaisquer documentos e anúncios publicitários para eventual cobrança da qualidade dos serviços divulgados. Segundo Nóris, também se faz útil imprimir do site da empresa a programação veiculada, também como medida preventiva em situações de descumprimento do “contrato”.
Combinações tarifárias, que geralmente resultam em bilhetes aéreos mais baratos, podem ser consultados com agentes de viagens, uma vez que o internauta não encontrará este tipo de informação na rede mundial de comunicação.
Outra dica é pesquisar a existência de registro das agências e lojas virtuais no Ministério do Turismo, certificando-se de que se trata de comércio idôneo. Em caso de dúvida, o consumidor pode buscar esclarecimento no Procon pelo telefone 3284-4477, enviar mensagem para o e-mail procon@pelotas.com.br ou, ainda, procurar a sede, localizada à rua Professor Araújo, 1653.