Praça Coronel Pedro Osório com novo espaço

Por Divulgação 26-12-2007 | 00:00:00
Tags:


Mais um importante espaço do Centro Histórico é recuperado e devolvido à comunidade pelotense. O conhecido e histórico lago da Praça Coronel Pedro Osório e a “Casa do Lago” ambos restaurados recentemente junto as demais estruturas da Praça foram inaugurados, no final da tarde desta quarta-feira (26). Na ilha do lago passa a funcionar um posto de Informações turísticas através da parceria entre a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (STE) e Sociedade para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (Fitur).

Na solenidade que contou com a presença de diversas autoridades municipais e também da Fitur, o prefeito Fetter Júnior ressaltou a importância do conjunto de ações a que se soma a Casa do Lago e sua abertura ao público. “É uma grande satisfação estarmos numa praça que está sendo revitalizada e reconquistada pela população. Este espaço que inauguramos hoje se insere num contexto de requalificação e valorização da nossa Praça”, disse, detalhando que os serviços de restauro, segurança e decoração têm trazido a comunidade volta à Praça.

Para o secretário de Cultura, Mogar Xavier, o lago, a casa e todo o seu entorno, construídos bem depois das primeiras linhas da Praça Coronel Pedro Osório, além de integrarem as melhorias no coração do Centro Histórico se abrem à população, depois de muitos anos parado, com prestação de serviços. “Este espaço servirá para as próprias famílias pelotenses conhecerem e redescobrirem a beleza do local, além de disponibilizar um importante serviço de orientação turística aos visitantes”, enfatizou.

Histórico

Conforme Mogar Xavier, são escassas as informações de origem da criação do Lago e toda a sua estrutura, porém, segundo ele os poucos registros históricos apontam que a Casa do Lago, por muito tempo, serviu de apoio ao serviço de vigilância e de armazenamento do material de manutenção. “Creio que na época em que tiraram os cercos da praça, por volta de 1911, construí-se aquela estrutura e em seguida a Casa para auxílio”. Ainda de acordo com Mogar algumas referências históricas designam o local como “Gruta do Romualdo”, uma espécie de menção ao engenheiro que projetou o prédio do Paço Municipal.

Parceria

Em funcionamento há cerca de um mês, a Casa do Lago, abriga, agora um posto de informações turísticas que funciona de quarta a domingo, das 12h30min às 18h30min com projeção para ter seus horários ampliados a partir de janeiro. O serviço é desenvolvido pela parceria firmada entre prefeitura e Fitur, consolidada no último dia 12, e disponibiliza atendimento ao público e turistas com prestações de informações sobre estabelecimentos do trade turístico, localização e atrativos da cidade. No local são encontrados folders, panfletos e mapas de identificação à comunidade e visitantes.

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada disponível.