Potencialidades de Pelotas são apresentadas no Palácio Piratini
Entre qualidade de vida e bons negócios, fique com os dois. Esta é a mensagem de abertura do Banco de Dados de Pelotas, material produzido em meio impresso e eletrônico que será utilizado pela administração municipal e entidades de classe para elevar a auto-estima da comunidade e atrair investidores. O lançamento que acontece no Palácio Piratini em Porto Alegre hoje(11) vai marcar um novo tempo, segundo o prefeito Fetter Junior.
A grande mobilização de empresários e entidades representativas é apenas uma amostra do esforço que a administração pública vem fazendo para mudar a realidade local. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Mário Santos, o pelotense ainda se cobra muito pela diminuição do ritmo de desenvolvimento que se estabeleceu com o fim do período áureo das indústrias de conserva. “Agora temos dados que provam que somos muito melhor do que pensamos”, afirma. Além de Pelotas ser referência em saúde, educação e cultura, é considerada a quarta cidade mais segura do país entre os municípios de médio e grande porte, segundo dados do IPEA- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Isso assegura uma qualidade de vida acima das médias estadual e nacional. Num raio de 2 mil km a cidade comunica-se com 60% da economia do continente sul-americano.
A cerimônia deverá contar com a presença do Governador Germano Rigotto e com a participação da governadora-eleita Yeda Crusius, deputados estaduais, cônsules, empresários, representantes de entidades de classe e secretários municipais de Pelotas. Na ocasião, a pedido do prefeito Fetter Junior, poderão ser assinados os protocolos de intenção para a liberação de dois projetos importantes para a cidade: a reconversão industrial da Vega e a cedência de um terreno para a instalação do Estaleiro Câmara. Fetter vai apresentar aos convidados um vídeo sobre Pelotas e demonstrar os principais dados econômicos e históricos que confirmam o potencial da cidade.
O Banco de Dados ou broadside, como tem sido chamado, nasceu e cresceu fruto do envolvimento pessoal de uma equipe liderada pelo prefeito. O volume contém, em mais de 50 páginas, a apresentação da cidade com dados sobre clima, localização, população e história. Informações precisas sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segurança, saúde, educação e tecnologia, além de dados a respeito da infra-estrutura, englobando disponibilidade de energia elétrica, abastecimento de água, saneamento, telefonia, redes de comunicação e logística de transportes. Traduzidas para inglês e espanhol, também estão as informações sobre a economia, expressão cultural, produtos turísticos e eventos. Pelotas é apresentada como pólo comercial, de serviços e agroindustrial, com foco para também se tornar pólo tecnológico, madeireiro, de moda e turístico. Em anexo ao impresso está um CD multimídia contendo dados estatísticos detalhados sobre todos os setores desde economia, passando por educação, saúde e trabalho, que também contém um vídeo de apresentação de pouco mais de seis minutos.
PARCERIA
A Aliança Pelotas foi parceira na formatação do projeto idealizado pelo prefeito Fetter Junior e viabilizou, entre outras coisas, a impressão através de patrocínios e parcerias. A colaboração das universidades também é destaque, segundo afirma o prefeito. Conforme a proposta do prefeito Fetter Junior, os 256 estabelecimentos de ensino da cidade deverão receber um exemplar. O lançamento na cidade acontece dia 18 de dezembro, no salão nobre da prefeitura municipal.
Instalação do Estaleiro Câmara
Investimentos da ordem de R$ 50 milhões e geração de 600 empregos diretos são os objetivos do Estaleiro Companhia Câmara, que negocia a cedência de uma área para se instalar em Pelotas nos próximos meses. O local escolhido é um terreno que pertence ao governo do estado e deverá ser cedido para a instalação do empreendimento.
A Cia Câmara já havia recebido área estadual em Guaíba, mas por questões diversas retirou o investimento e optou por Pelotas. A negociação com a empresa vem sendo feita há mais de um ano, conforme afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Mário Santos. De acordo com o empresário Geraldo Câmara, se o estaleiro não ficar em Pelotas, também não vai ficar do Rio Grande do Sul. Segundo ele a cidade oferece as condições ideais para o negócio.
Reconversão Industrial da Veja
Assim que o prédio for adquirido, vai funcionar como uma incubadora empresarial, possibilitando o desenvolvimento de até 40 empresas do ramo da alimentação. Trata-se de um projeto sócio-econômico múltiplo, de empreendedorismo, geração de trabalho e renda e inclusão social, para reconversão da unidade fabril desativada. Inicialmente está prevista a reconversão da antiga fábrica da Vega, que dispõe de equipamentos e estrutura para 90 linhas diferentes de produtos no ramo da alimentação. O plano de ação estima a incubação de micro-empresas, através da criação de um condomínio empresarial, para operar em regime cooperativo ou de redes de cooperação. Haverá uma unidade centralizada de produção de calor e armazenamento em câmaras frias, sistema logístico integrado e centro de comercialização e distribuição em Porto Alegre. Segundo o secretário Carlos Mário Santos, o sistema garantirá a escala competitiva para atingir os mercados do estado e centro do País.
Notícias Relacionadas
Nenhuma notícia relacionada disponível.