ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

População pode procurar novos pontos fixos de testagem para Covid

Antiga Estação Férrea e espaço localizado na rua Marcílio Dias, 357, foram designados para a realização dos exames. Nesta segunda-feira (10), a movimentação foi grande nos locais pela manhã

10-01-2022 | 13:11:37

Teve início nesta segunda-feira (10) a testagem gratuita contra a Covid-19, nos novos locais definidos pela Prefeitura. Logo nas primeiras horas da manhã foi registrado grande movimentação de público nos pontos de atendimento, situados na rua Marcílio Dias, 357, e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na antiga Estação Férrea.

Os atendimentos nos novos pontos iniciaram nesta segunda-feira (10). Fotos: Rodrigo Chagas

Larissa de Moura, de 25 anos, chegou cedo à sede do Cerest para garantir o exame e aprovou a alteração feita pelo Município. “Gostei muito da mudança. Aqui as equipes têm mais espaço para nos atender”, avaliou a estudante.

Além dos dois locais, que atendem o público de segunda a sexta, o exame também pode ser feito aos sábados e domingos, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjal. Nos três pontos, os testes são realizados das 9 às 17h. Importante lembrar que é necessário apresentar um documento de identidade com foto para fazer o exame. O resultado é disponibilizado em menos de 30 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pacientes com sintomas devem procurar, preferencialmente, as Unidades Sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro), e aqueles com sintomas mais graves, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid), para serem testados para a infecção pelo coronavírus.

Confira o cronograma e os locais:

De segunda a sexta, das 9 às 17h

* rua Marcílio Dias, 357 - esquina com a rua General Telles - Centro

 * Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) - Praça Rio Branco, 5, no prédio da antiga Estação Férrea - Centro

Aos sábados e domingos, das 9 às 17h

* UBS Laranjal - Rua São Borja, 683 - Laranjal

Testagem para sintomáticos

De segunda a sexta, das 8h às 17h

* UBS Salgado Filho - avenida Senador Salgado Filho, 912 - Três Vendas

* UBS PAM Fragata - avenida Pinheiro Machado, 168 - Fragata

* UBS CSU Cruzeiro - rua Barão de Itamaracá, 690 - Areal

24 horas

* Centro Covid - avenida Bento Gonçalves, 4590 - Centro.

Mais de 4 mil testes realizados

A SMS também informou que entre os dias 21 de dezembro de 2021 e 9 de janeiro de 2022, foram realizados 4.229 testes para a detecção da Covid-19, no Mercado Central, no Parque Pelotas Tecnológico - antigos pontos de testagem - e na UBS Laranjal - que segue recebendo a população para esse fim.

Cuidados contra a Covid-19

Mesmo que o teste sinalize resultado negativo para a presença do vírus que causa a Covid-19, as equipes orientam a população a seguir medidas de prevenção, como utilização de máscara - especialmente em ambientes fechados - e distanciamento social. Também é recomendada a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Tags

pontos de testagem para covid em pelotas, teste de covid em pelotas, cerest, antiga estação férrea, coronavírus pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%