ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Piano do Theatro Sete de Abril será restaurado por voluntário

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu o fundador da Casa do Piano de Brasília, o pelotense Rogério Resende, que realizará o restauro. Nesta quinta-feira (30), o instrumento será enviado a capital federal

Por Marina Amaral 29-09-2021 | 17:07:31

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, na tarde desta quarta-feira (29), a visita de Rogério Resende, fundador da Casa do Piano de Brasília. Restaurador e afinador de pianos, o pelotense, que mora em Brasília desde os anos 70, está na cidade realizando a entrega de um piano para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e ministrando uma oficina de pintura aos recuperandos. Durante a visita à gestora municipal, que teve como objetivo mostrar os resultados das atividades na Apac, Resende se ofereceu para restaurar o piano do Theatro Sete de Abril

Ao receber em mãos uma amostra do trabalho feito pelos 20 reeducandos da Associação, Paula expressou a admiração pela iniciativa. O profissional doou um piano parcialmente restaurado e personalizado, e deixou a cargo dos recuperandos a finalização, por meio da pintura em laca, tipo de pintura que o instrumento musical recebe. Essa ação demonstra a importância do Pacto Pelotas pela Paz, política pública na qual a Apac está inserida, no que tange a ressocialização. 

“Estamos protegendo o futuro da população de Pelotas, por meio da prevenção que começa com as crianças, nas escolas e por meio do trabalho feito com as famílias, e chega até os apenados do sistema prisional, com a prevenção terciária. Temos muito orgulho da Apac e de tudo que ela representa e está conquistando, por meio da obstinação e dedicação de todos os integrantes”, defendeu a chefe do Executivo municipal. 
Foto: Rodrigo Chagas

O encerramento da oficina de pintura em laca na instituição será nesta quarta-feira. O resultado foi, segundo Resende - e também na visão do presidente da Apac, Leandro Thurow, conforme destacou o restaurador - melhor que o esperado: “Estamos radiantes. Eles [os recuperandos] absorveram muito mais do que a nossa expectativa, se dedicaram muito e ficaram extremamente satisfeitos com o que conseguiram fazer nas aulas”.

Restauro feito por mãos pelotenses

Durante o encontro, Paula Mascarenhas e Rogério Resende iniciaram as tratativas para promover o restauro do piano do Theatro Sete de Abril. Após o profissional se oferecer para realizar o conserto do instrumento, que possui uma importante história na cidade, a gestora prontamente se mostrou parceira. Dessa forma, nesta quinta-feira (30), às 10h, o piano saíra da sede da Secretaria de Cultura (Secult), com auxílio de um equipamento especial, e será transportado até Brasília, na sexta (1º/10).

Paula destacou a importância desse processo ser feito por uma pessoa altamente técnica e em um local renomado, como é a Casa do Piano. O instrumento será levado por Resende, que ficará como fiel depositário. A partir da análise das condições, será feito um orçamento e planejamento por parte do Município para arcar com as despesas do piano. A ideia é que, após o período necessário, o restauro seja finalizado pelos apenados da Apac.

“Devido ao notório saber e reconhecimento que Rogério possui, com seus serviços técnicos especializados, vamos abrir um processo para propiciar esse restauro. Quando o Theatro Sete de Abril abrir novamente suas portas, o piano precisa estar lá”, afirmou a prefeita. 

O secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, o diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, e o assessor especial de Relações Institucionais, Henrique Pires, também participaram do encontro.

Tags

piano, restauro, theatro sete de abril, casa do piano de brasília

Carregando 0%
Carregando 0%