Pescadores da Balsa recebem Quiosque na quinta-feira
Será entregue nesta quinta-feira(18) às 14h, o Quiosque para produtos de pescado construído pela Secretaria de Obras em parceria com o Governo do Estado, por meio da Emater. O quiosque localizado na margem do canal São Gonçalo vai beneficiar pescadores da região da Balsa . A obra foi realizada com recursos do governo estadual através do Programa Via RS, e a Prefeitura entrou com a mão de obra e a cedência do terreno onde foi edificado o quiosque.
Um grupo de pescadores, indicado pelo Sindicato dos Pescadores e pela Cooperativa dos Pescadores Profissionais Artesanais, vai gerenciar o quiosque, informa o secretário de Obras, Fabrício Tavares. O investimento de R$ 14 mil, recurso a fundo perdido, vai beneficiar diretamente 17 famílias de pescadores da região da Balsa, e cem pescadores indiretamente.
O quiosque conta com 56 metros quadrados de construção, com área coberta, salão e banheiro.
Os pescadores também receberam cursos de qualificação, com aprendizado em cooperativismo, trato e processo de conservação do pescado, instruções sobre pesca predatória, e também trabalhos manuais utilizando restos da pesca como escamas e ossos de peixe na confecção de bijuterias.
Segundo o extensionista da Emater, Roberto Leães Simch, o objetivo da implantação do quiosque e dos cursos profissionalizantes para pescadores e proporcionar mais uma fonte de receita as famílias, nos dois pontos do município onde concentram o maior numero de pescadores, a Balsa e a Colônia Z 3.
Ciclo-faixa
As obras da ciclo-faixa continuam em andamento pela Secretaria de Obras com a pavimentação em asfalto e a implantação de sinalização através da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT). O secretário de Obras, Fabrício Tavares explica que houve um pequeno atraso no cronograma de execução da obra em função de dois fatores. Um deles foi alguns dias de tempo instável. E o segundo por problemas burocráticos em função da mudança do exercício fiscal de 2006 para 2007, que atrasou o fornecimento de material Cap ( Cimento Asfaltico de Petróleo), que agora foi normalizado.
Ele adianta que se não houver nenhum outro fator impeditivo, a previsão é que até o final deste mês seja concluído o serviço de pavimentação em asfalto da ciclo-faixa, extensão que compreende a rótula da rua Rafael Dias Mazza, até a Rótula com a avenida Rio Grande do Sul.