ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Perturbação do sossego é foco das ações de fiscalização da Prefeitura

As forças de segurança e fiscalização do Município continuam reforçando ações de cumprimento às medidas de combate ao coronavírus em pontos que são alvo de constante reclamação na cidade

Por Marina Amaral 17-08-2021 | 08:15:46

Com o intuito de oferecer à população uma cidade tranquila e assegurar o cumprimento de protocolos e restrições estabelecidos pelos decretos municipais, as forças de segurança pública e fiscalização continuam reforçando a vistoria em pontos que são alvo de constantes reclamações, principalmente devido à perturbação do sossego e à formação de aglomerações. No último sábado (14), 11 estabelecimentos comerciais da avenida Bento Gonçalves foram autuados por não seguir as determinações da Prefeitura. Porém, mesmo com as rotineiras ações das Operações Integradas, que fazem parte do Pacto Pelotas pela Paz, a comunidade precisa contribuir e, dessa forma, auxiliar no combate à Covid-19. 

As Operações Integradas reúnem todos os órgãos de segurança e fiscalização do Município, os quais, diariamente, vão às ruas, com ações que se estendem a todas as localidades. Participam os efetivos da Brigada Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil, agentes de Trânsito, fiscais da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e Vigilância Sanitária.

“As ações são fruto de um planejamento minucioso que temos feito de maneira integrada na cidade. A integração, quando percorre do planejamento até a execução, possibilita empregar os recursos humanos e materiais onde eles mais sejam necessários. É desta forma, unidos, que estamos atuando para responder aos casos de perturbação do sossego público que têm sido relatados”, explicou o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Márcio André Facin.

Aos fins de semana, as ações costumam começar antes da meia-noite e se estendem até o final da madrugada, período que as aglomerações, festas clandestinas, uso de álcool e, consequentemente, a perturbação do sossego e desrespeito aos protocolos costumam ser maiores. “Tendo em vista essa demanda de parte da população, que precisa ter tranquilidade em seu horário de descanso, nós estamos intensificando essas ações e isso será feito cada vez mais”, completou o comandante da Guarda Municipal, Igor Dufau Bretanha.

Notificações

Na ação realizada durante a madrugada de sexta-feira (13) para sábado, 11 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados na avenida Bento Gonçalves, e todos foram notificados por não seguir as exigências. Para o chefe da Vigilância Sanitária, Sidnei Louro Jorge Júnior, é por meio da participação do órgão que se torna possível verificar as condições higiênico-sanitárias desses locais, e se estão cumprindo as medidas que impeçam a proliferação do vírus, como o uso de máscara de proteção e disponibilização de álcool em gel. 

Nessa mesma ação, na madrugada, as equipes de segurança abordaram 362 pessoas e aplicaram 17 multas por infração grave. Um som automotivo também foi apreendido, como forma de evitar o volume alto nas vias públicas. Os agentes de Trânsito autuaram 65 veículos e recolheram 25, além de aplicar dois testes com etilômetro, para aferir o nível de álcool no sangue - um deu positivo. “Temos autuado muitos carros devido ao som alto, junto de muitas motos com falta de CNH e demais documentos, além de escapamento aberto, fazendo corridas”, detalhou o titular da STT, Flávio Al-Alam.

De sábado para domingo (15), 133 membros dos órgãos de segurança e fiscalização realizaram barreiras na avenida Bento Gonçalves e, à medida que recebiam denúncias de perturbação da tranquilidade pública e de aglomerações, se deslocaram a outros pontos, como a avenida Duque de Caxias, que foi alvo das ações durante todo o domingo. O que é possível constatar, após o fim de semana é que, em três noites, o descumprimento às regras municipais foi encerrado assim que os efetivos das Operações Integradas chegaram aos locais.

A ideia, segundo o titular da 18ª Delegacia Regional de Polícia, Márcio Steffens, é trabalhar bastante no combate à perturbação da tranquilidade, pois, junto a essa má conduta, podem haver outros crimes envolvidos, como o tráfico de drogas e armas de fogo. “A questão da perturbação é algo que nos é muito cobrado, principalmente pelas pessoas que moram nas imediações das avenidas”, lembrou o delegado. 

População precisa colaborar

Mesmo com a intensificação das ações, é essencial que a comunidade pelotense colabore, evitando promover e participar de aglomerações, festas clandestinas e delatando irregularidades quando forem percebidas. “Entendemos que as pessoas queiram descontrair. No entanto, faz parte do nosso trabalho zelar, de alguma forma, pelo sossego de todos. E assim seguiremos sempre que necessário”, frisou o secretário da Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Flávio Ferreira.

“Precisamos continuar contando com a parceria de nossa comunidade para que vençamos o vírus e possamos retornar à normalidade. Denuncie, mas também dialogue com a família, vizinhos e com as pessoas próximas para que continuem mantendo o distanciamento social, permaneçam usando a máscara e usando álcool gel”, finalizou Facin.

É importante sempre ter em mente, também, que mesmo com a ampliação da vacinação contra o coronavírus os cuidados precisam permanecer e os protocolos devem ser seguidos. Denúncias sobre festas clandestinas podem ser transmitidas pelo Disque Denúncia (53) 3227-7171. Demais informações e flagrantes podem ser repassados pelo número 190 da Brigada Militar.

Tags

operações integradas, policiamento e justiça

Carregando 0%
Carregando 0%