
Perene promove cinco atividades no Dia do Patrimônio de Pelotas
Abraçando a 12ª edição do Dia do Patrimônio de Pelotas, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a empresa Perene Patrimônio Cultural irá realizar cinco atividades voltadas à valorização patrimonial do município. Todas gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia, as atividades vão acontecer de 15 a 18 na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, na Essenza Casa & Jardim, na Casa do Trabalhador e no bairro Porto, com uma caminhada cultural e quermesse na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Os prédios e espaços envolvidos nas atividades fazem parte dos projetos públicos e privados da empresa.
“Nossas atividades buscam promover experiências culturais que celebrem a memória desses espaços, tão significativos, e fortaleçam os laços de suas histórias com a nossa comunidade”, disse a arquiteta Simone Neutzling, especialista em restauração do patrimônio e responsável pelas atividades no Dia do Patrimônio.
Um dos pontos altos da programação organizada pela Perene, que atua em gestão em patrimônio cultural, arquitetura, restauração e consultorias, será a terceira edição da Caminhada Cultural. Com o título “Um olhar sobre o patrimônio do Porto de Pelotas”, a concentração para a caminhada ocorre às 9h30min do dia 16 (sábado), na Igreja do Porto. Ao longo do trajeto – a caminhada deve se estender até as 11h -, Simone irá destacar detalhes e processos de restauração de importantes prédios históricos da região. Nas edições de 2023 e 2024, mais de 200 pessoas percorreram o Centro Histórico da cidade.
Na sexta-feira (15), a Essenza Casa & Jardim, loja de móveis e objetos de decoração, estará aberta à visitação das 10h às 18h. Das 16h às 18h, haverá uma roda de conversa voltada a moradores de casas inventariadas e arquitetos, “Antigos prédios, novas possibilidades”. A Essenza está localizada na rua Quinze de Novembro, 776.

Foto: Divulgação Perene/Carlos Queiroz
Também na sexta, a Perene estará envolvida na visitação à Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, das 9h às 18h. Às 19h, a igreja bicentenária, considerada o Marco Zero de Pelotas, receberá uma iluminação especial, a fim de destacar sua importância patrimonial no município, e receberá um “abraço simbólico” das pessoas presentes.
No domingo (17), das 14h às 17h, haverá a Quermesse do Patrimônio na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Igreja do Porto) – à rua Gomes Carneiro, 1302. Na segunda-feira (18), das 15h às 17h, acontece a palestra “Presente, passado e futuro: o processo de restauração da Casa do Trabalhador”, evento que marca a entrega do projeto de restauração do prédio histórico, fundado em 1889 e um dos mais antigos espaços populares do município. A Casa do Trabalhador está localizada na rua Santa Cruz, 2.454.