ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas vacina 2,7 mil pessoas nesta sexta-feira

Ação no drive-thru imunizou 1.544 cidadãos contra a Covid-19. Nas escolas, mais 1.209 pessoas também receberam a primeira dose da proteção

14-05-2021 | 17:41:40

Nem o frio da manhã desta sexta-feira (14) conseguiu fazer com que 2.753 pessoas do grupo de comorbidades previstas no Plano Estadual de Vacinação, com idades entre 59 e 30 anos, deixassem de comparecer às ações de imunização em Pelotas. No drive-thru do Centro de Eventos, 1.544 cidadãos compareceram para iniciar o processo de proteção ao coronavírus, enquanto nas escolas, mais 1.209 pessoas se fizeram presentes para receber a 1ª dose da vacina. Entre as duas ações, foram 2.753 vacinados durante o dia.

Fotos: Rodrigo Chagas

Quem estava entre os imunizados durante o drive-thru, nos pavilhões da Fenadoce, era o padre Wilson Fernandes - sacerdote da Igreja Sagrado Coração de Jesus (Igreja do Porto). Para ele que possui asma e faz uso de medicamentos inalatórios, a data teve um significado ainda mais especial, pois neste 14 de maio ele completou dez anos de ordenação sacerdotal. 

“Recebi a vacina com muita alegria. Foi o melhor presente que poderia ganhar nesses tempos de pandemia. Quisera que todos tivessem essa oportunidade”, comentou o religioso que tem 39 anos.
Fotos: Divulgação Igreja do Porto

De acordo com o Painel de Vacinação do governo do Estado, até as 16h30min desta sexta-feira a Prefeitura já havia imunizado, pelo menos, 109 mil pessoas. Dessas, cerca de 79 mil já tinham iniciado a imunização e outras 32 mil concluíram o processo com a 2ª dose. Dessa forma, Pelotas segue como a cidade do interior gaúcho, entre as dez maiores, que mais imunizou sua população – 22,6% dos cidadãos receberam a 1ª dose e, 9,4%, a 2ª dose.

Confira, abaixo, como ficam as ações de vacinação para os próximos dias

Drive-thru – das 9 às 17h, no Centro de Eventos (entrada pela avenida Pinheiro Machado):

* sábado (15) - pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, de 59 a 30 anos.

Escolas – das 10 às 15h, nas sete unidades educacionais municipais dos bairros:

* terça-feira (18) - pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, de 59 a 30 anos; e

* quarta-feira (19) - pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, de 59 a 30 anos.

Confira o endereço das escolas

EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes);

Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro);

EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas);

EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo);

EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal);

EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas);

EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal).

Arrecadação de roupas e donativos continua

Lançada no início de maio, a Campanha do Agasalho 2021 tem os pontos de vacinação de Pelotas como locais de entrega de doações de roupas, cobertores e calçados. Quem quiser colaborar pode levar sua contribuição no drive-thru e também nas escolas determinadas pela Prefeitura para imunização. A Secretaria de Assistência Social, responsável por receber, organizar e distribuir os itens doados, alerta para a importância de observar a qualidade da peça doada. Caso não tenha condições de uso, o artigo será descartado.

Além de agasalhos, a Prefeitura segue arrecadando alimentos não-perecíveis, leite e produtos de higiene e limpeza durante a vacinação contra a Covid-19. Os vacinados e seus acompanhantes também podem contribuir com um quilo de ração animal, que será destinado ao Canil e ao Gatil municipais. As doações em geral serão distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Documentos para quem tem comorbidades

Na hora da aplicação, todos os beneficiados com a vacina contra a Covid-19, do grupo de pessoas com comorbidades, deverão apresentar os seguintes documentos:

- atestado-padrão confeccionado pela Prefeitura, disponível no hotsite do coronavírus. O laudo pode ser obtido nos serviços de saúde públicos e privados. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atestado é emitido no turno da tarde, das 13 às 17h;

- documento de identidade com foto;

- comprovante de residência; e

- CPF ou Cartão SUS.

Ampliação de idade para pessoas com HIV e Aids

A faixa de idade para pessoas com HIV e Aids também foi ampliada. Agora, pessoas com essa condição e com idades entre 30 e 59 anos podem procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado à rua Almirante Guillobel, 221, onde fazem seus tratamentos, para obter os atestados e, ainda, ser imunizadas das 9 às 17h. A ação para esse público e nessa faixa etária ocorre na segunda e terça-feira (17 e 18).

Quem preferir se deslocar até os outros pontos de vacinação (drive-thru e escolas) poderá fazê-lo portando os documentos necessários comprobatórios e o atestado padrão da Prefeitura. Aqueles que possuírem nome social, também terão seu direito garantido de uso - por meio da Portaria nº 1.820 de agosto de 2009, do Ministério da Saúde. O uso do nome social é garantido em todas as unidades de saúde.

Documentos para casos específicos

Além dos documentos citados acima, existem os específicos a serem apresentados, de acordo com o grupo ao qual o paciente pertence.

Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), não precisarão apresentar o atestado-padrão da Prefeitura. Será solicitado, apenas, o comprovante do benefício, que pode ser obtido por meio do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, acessando o comprovante no site do INSS.

Os pacientes com doença renal crônica, que realizam hemodiálise, e os oncológicos, em tratamento de radioterapia e quimioterapia, podem solicitar os atestados nos serviços onde realizam os procedimentos.

Lista de comorbidades previstas

Abaixo, estão listadas as comorbidades incluídas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 e suas descrições de acordo com o Plano Estadual de Vacinação.

- Diabetes Mellitus (DM): diagnóstico de Diabetes Mellitus

- Pneumopatia crônica grave: DPOC, Fibrose cística, fibrose pulmonar, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (uso recorrente de corticóide sistêmico ou hospitalização por asma)

- HAS resistente: HAS não controlada com uso de três ou mais anti-hipertensivos em doses máximas ou HAS controlada com o uso de quatro classes de anti-hipertensivos

- HAS estágio 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg

- HAS com lesão em órgão-alvo: HAS com lesão em órgão-alvo (coração, retina, rim, encéfalo, vasos)

- HAS associada à comorbidade: HAS em indivíduo com obesidade, cardiopatia hipertensiva (hipertrófica ou dilatada), apneia obstrutiva do sono, hiperlipidemia ou outra

- Insuficiência cardíaca (IC): IC estágios B, C ou D

- Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP): diagnóstico de cor pulmonale crônico e HAP primária ou secundária

- Doença Arterial Coronariana (DAC): diagnóstico de DAC sem ou com complicações (exemplo: IAM)

- Valvulopatias cardíacas: lesões valvares com repercussão hemodinâmica, miocárdica ou com sintomas

- Prótese valvar: portador de prótese valvar biológica ou mecânica

- Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatia de qualquer etiologia, Pericardite crônica, Cardiopatia reumática

- Doenças de grandes vasos e fístulas arteriovenosas: aneurismas, dissecções ou hematomas de aorta ou demais grandes vasos

- Arritmias Cardíacas: arritmia com relevância clínica (que exija tratamento) ou associada à cardiopatia

- Cardiopatia Congênita no adulto: cardiopatia congênita associada à: repercussão hemodinâmica, hipoxemia, IC, arritmia ou comprometimento miocárdico

- Doença Cerebrovascular: AVE ou AIT prévio, Demência vascular

- Doença Renal Crônica (DRC): DRC estágio 3 ou 4 (TGF<60ml/min/1,73m²) e/ou Sínd. Nefrótica

- Imunossupressão: transplantados em uso de imunossupressor, pessoas vivendo com HIV, imunodeficiências primárias, necessidade de uso crônico de corticoide em dose de Prednisona >10mg/dia (ou equivalente), pulsoterapia com corticoide ou ciclofosfamida

- Câncer: pacientes oncológicos com tratamento quimio ou radioterápicos atual ou nos últimos 6 meses ou portadores de neoplasias hematológicas

- Hemoglobinopatias graves: diagnóstico de anemia falciforme ou talassemia maior

- Obesidade grau 3: Índice de Massa Corporal ≥40kg/m²

- Cirrose Hepática: diagnóstico de cirrose hepática em qualquer estágio

- Síndrome de Down: Trissomia do cromossomo 21

- Vacinação desse grupo está suspensa - gestação ou puerpério com comorbidades: gestantes e mulheres em período de até 45 dias após o parto portadoras das comorbidades listadas.

Tags

coronavírus, vacinação, covid-19, drive-thru, pelotas, escolas, vacina

Carregando 0%
Carregando 0%