Pelotas terá médico de família a partir de outubro

Por Divulgação 17-09-2002 | 00:00:00
Tags:

  A partir do mês de outubro, 10 unidades sanitárias da rede municipal de saúde já estarão com equipes do Programa de Saúde da Família numa estratégia da Prefeitura em priorizar as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e contínua. O lançamento do programa, foi feito ontem(17), no salão de atos da Biblioteca Pública Pelotense, pelo prefeito Fernando Marroni e o secretário municipal de Saúde, Luiz Augusto Facchini.
  Buscando substituir o modelo tradicional, centrado em especialistas, por equipes de saúde da família, o PSF se propõe a resolver a maior parte dos problemas de saúde da comunidade, através de cuidados integrais a indivíduos e famílias, com atendimento prestado no posto ou no domicílio por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde. Dessa forma, profissionais e população criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.
  Fernando Marroni observou que o lançamento do programa Médico da Família significa mais uma ação concreta da Prefeitura para efetivamente implantar a municipalização plena da saúde em Pelotas, que existe desde outubro de 2000 sem a estrutura adequada. Para Marroni, Pelotas tem condições de ganhar execelência no serviço de saúde em função de seus recursos humanos e capacitação técnica, obtendo geração de emprego e renda como cidade pólo regional.
  Nesta primeira etapa, segundo o secretário Luiz Augusto Facchini, serão implantadas 15 equipes do Médico de Família em dez unidades sanitárias: Arco Íris(1), Balneário dos Prazeres(1), Grupelli(1), Navegantes (4), Sanga Funda(1), Simões Lopes(3), Sítio Floresta(1), Vila Municipal(1), Vila Nova(1) e Vila Princesa(1). Com a implantação destas 15 equipes, será atingida uma faixa de cobertura populacional de aproximadamente 16% da população de Pelotas.
  A estratégia do PSF incorpora e reafirma os princípios básicos do Sistema Único de Saúde, SUS- universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade- e está estruturada a partir da Unidade Básica de Saúde da Família. “O PSF não significa criação de novas unidades, exceto em áreas onde não há postos. No entanto, o modelo tradicional, geralmente centrado em especialistas, é substituído por equipes de saúde da família com abordagem integral das necessidades de saúde da população”, argumenta Facchini

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)