
Pelotas terá Estação de Tratamento de Esgoto na Estrada do Engenho
Foi oficializada, nesta semana, a doação, ao Sanep, do terreno da futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Engenho - a terceira unidade em Pelotas -, representando mais um importante avanço do município no setor de saneamento básico. A área, com quatro hectares, fica situada na Estrada do Engenho, entre a região do Navegantes e o canal São Gonçalo.

Acordo referente à doação do terreno da futura ETE ao Sanep foi oficializado pela diretora-presidente Michele Alsina. Foto: Luíza Meirelles
O espaço foi doado à autarquia, através da Prefeitura, pela Idealiza Urbanismo Ltda., por meio de medida mitigatória de um empreendimento imobiliário, sem ônus ao Município. Após assinar a certidão de registro que confirma o trâmite legal, a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, salientou a importância do terreno para a concretização do projeto.
“A ETE Engenho foi projetada para atender cerca de 125 mil pessoas de diversos bairros, como Centro, Areal, Dunas, Obelisco, São Gonçalo e Várzea. É uma parte fundamental do nosso plano de universalização do esgotamento sanitário na cidade. Evoluir na sua concretização é extremamente satisfatório”, afirmou a gestora.
A implantação da Estação de Tratamento, com capacidade para abranger quatro bacias hidrográficas de Pelotas, tem estimativa de investimento superior a R$ 120 milhões.