ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas recebe menção honrosa de Organização Pan-americana

Placa de reconhecimento foi entregue à prefeita Paula Mascarenhas e à secretária de Saúde, Roberta Paganini, pelo trabalho horizontal de enfrentamento à pandemia do coronavírus no Município

Por Marina Amaral 16-03-2022 | 14:36:32

O Município recebeu, nesta quarta-feira (16), uma menção honrosa da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), devido à participação no projeto “Identificação dos efeitos indiretos da Covid-19 nos serviços de saúde essenciais para gestantes, neonatos, crianças, adolescentes e pessoa idosa no nível subnacional no Brasil” e ao modelo de cogestão adotado durante a pandemia do coronavírus na cidade, considerado exitoso, e à estrutura da rede de saúde. Uma placa foi entregue à prefeita Paula Mascarenhas e à titular da Secretaria de Saúde (SMS), Roberta Paganini, pela representante da instituição, Lely Stella Guzmán, em cerimônia no Paço Municipal.

A chefe do Executivo pelotense agradeceu aos servidores da SMS pelo trabalho e a Opas pela oportunidade de compartilhar a experiência pelotense e aprender com o processo de outros municípios. Pelotas foi uma das três cidades brasileiras a participar do projeto, entre julho de 2020 e fevereiro de 2022. Esse encontro marcou a reunião final da iniciativa.

“Por meio dessa equipe diversa e qualificada, que soube se reinventar durante esse período difícil e enfrentar desafios de forma unida com muito espírito público, foi possível fazer história em Pelotas. Tivemos que tomar decisões difíceis, ajudamos muitas pessoas e salvamos vidas, tudo com muita humanidade. Agradeço a Opas pelo aprendizado muito rico, que ajudou o Município a crescer. É uma satisfação ter o reconhecimento por esse trabalho pela saúde pública”, destacou Paula. 
Cerimônia ocorreu no Paço Municipal nesta quarta-feira (16) - Fotos: Rodrigo Chagas

Após a entrega da placa, Lely Guzmán destacou a importância de o projeto da Organização ter sido “acolhido a nível municipal, o que permite dar continuidade a ele”. Roberta Paganini completou a ideia, citando o Município e todas as suas secretarias e setores, além dos hospitais, universidades e demais parceiros que fazem com que o trabalho horizontal seja um diferencial de Pelotas. 

Além do trabalho em rede, realizado durante a pandemia, a criação das redes temáticas (materno-infantil, de doenças crônicas não transmissíveis, de doenças crônicas transmissíveis prioritárias, de equidades, de atenção às urgências, de atenção à rede psicossocial e de pessoas portadoras de deficiências) também foi uma ação que levou Pelotas a receber o reconhecimento.

Tags

opas, reconhecimento nacional, modelo de cogestão, pandemia, covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%