
Pelotas planeja honrar legado do cartunista Quino com estátua de Mafalda
A prefeita Paula Mascarenhas recebeu a professora do Curso de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luciane Martins, em seu gabinete, nesta quinta-feira (15). O encontro teve como objetivo fazer uma proposta ao Município para tornar Pelotas a primeira cidade brasileira a ter uma réplica da escultura da personagem Mafalda, do cartunista argentino, Joaquín Salvador Lavado, o Quino.

Pelotas almeja se destacar como a primeira cidade do Brasil a abrigar uma réplica da personagem Mafalda em sua paisagem urbana. Foto: Gustavo Vara
Com esculturas em oito países, a homenagem seria referente aos 60 anos da personagem, estimulando a leitura, a reflexão e os valores humanistas da Mafalda. “Queremos que a escultura seja em frente à Bibliotheca Pública Pelotense, destacando os valores democráticos que a Mafalda tem, como a igualdade e o respeito às mulheres, além de ser uma personagem infantil, que se conecta com a nossa ideia de Pelotas ser a Cidade das Crianças. Somado ao valor cultural, também temos o impacto do turismo, com a escultura da Mafalda próxima à estátua do João Simões Lopes Neto”, afirmou a prefeita Paula, durante a reunião.
O artista plástico argentino Pablo Irrgang é o responsável autorizado pela confecção da escultura, e o Município buscará apoio de parcerias privadas para realização da estátua. Também estavam presentes no encontro, o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, e o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella.
Notícias Relacionadas

Dia do aniversário é celebrado com música, dança, teatro e circo

Semana de Pelotas traz shows musicais, dança e carnaval neste domingo

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas será lançado neste sábado (5)

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado