
Pelotas participa do I Congresso Internacional do Samu
Representação de Pelotas participou do I Congresso Internacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), há poucos dias – de 17 a 19 deste mês -, no Distrito Federal (DF), promovido em comemoração aos 20 anos da atividade na localidade. A servidora Vanessa Pedroso inscreveu trabalho – estratégia inovadora pedagógica já implementada pela Secretaria Municipal de Saúde pelotense, que garantiu a participação do Município no evento. Trata-se da inclusão de estágio curricular do curso Técnico em Enfermagem no Samu local.
Vanessa representa o município - Fotos: Divulgação/SMS
Vanessa Pedroso argumenta que há dificuldade de contratação de técnicos para o Samu, porque a matriz curricular do curso técnico não prevê estágio de aluno no Serviço, levando-o a ter receio de trabalhar na urgência e emergência, depois de formado, por falta de vivência na área. Com a possibilidade de ingresso como estagiário, a formação do estudante se torna mais consolidada.
O projeto foi inscrito no Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu e abriu o campo para estágio para os futuros técnicos. Para aderir a essa etapa preparatória, existem alguns pré-requisitos, as escolas têm que se adequar. Como exemplo, é preciso criar uma liga de urgência e emergência, para que o aluno do curso técnico tenha uma formação mais solidificada na área da urgência e possa atuar como estagiário no Samu.
O I Congresso Internacional do Samu do DF contou com a participação de gestores e profissionais da urgência e emergência de todo o país e congregou as maiores autoridades científicas no ramo. Desta forma, a representação de Pelotas trouxe muita informação e inovação para o serviço no município.