
Pelotas participa de reunião com presidente sobre BR-116
Na tarde dessa terça-feira (30), a Prefeitura, representada pelo secretário Gilmar Bazanella, da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), participou de reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), para discutir a continuidade das obras de duplicação da BR-116.
Durante o encontro, Bolsonaro sinalizou a possibilidade de liberar mais R$ 120 milhões ao projeto, o que permitiria a duplicação de 105 quilômetros da via até o fim do ano. No entanto, o incremento nos recursos dependeria de aprovação da Câmara, pois não está previsto no orçamento federal.
Comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite foi recebida pelo presidente Bolsonaro e ministros - Fotos: Divulgação
Bazanella fez parte de comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que foi a Brasília em busca do comprometimento por parte do Governo Federal de liberação de recursos às obras iniciadas em 2012. O grupo pediu R$ 150 milhões para que sejam terminados os trabalhos na BR — que liga a Zona Sul à capital gaúcha. A intenção é fechar o ano com, pelo menos, cem quilômetros concluídos. O Ministério da Infraestrutura já havia antecipado à bancada gaúcha que não haveria congelamento de verbas para esse empreendimento.
Por enquanto, estão garantidos os recursos que já haviam sido disponibilizados para a finalização de aproximadamente 60 quilômetros de obras – 40 quilômetros no primeiro semestre de 2019, e os outros 20 até o fim do ano. Na avaliação de Bazanella, o encontro foi positivo e os gestores federais demostraram comprometimento com a causa.
“Até a metade do ano, devemos saber se o recurso a mais será liberado. Até lá, 40 km já devem estar prontos”, disse o secretário, destacando a fala do governador Eduardo Leite, que ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento da região sul.
União de esforços
Além do governador Eduardo Leite e do secretário Gilmar Bazanella, integraram a comitiva o deputado estadual, Luiz Henrique Viana; o deputado federal Daniel Trzeciak; o presidente do Cipel, Amadeu Fernandes; o presidente do Secovi Zona Sul, Sergio Cogoy; o prefeito de Barra do Ribeiro, Jair Machado; o coordenador do Movimento Aliança Rio Grande e presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Antônio Carlos Bacchieri Duarte; o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco; o vice-presidente da Frente Parlamentar em defesa do término das obras da BR-116 da Câmara de Vereadores de Camaquã, Ronaldo Soares Ulguim; o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal; o presidente do Sinduscon Rio Grande, Airton Viñas; o prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira; e a prefeita de Turuçu, Selmira Fehrembach.
O grupo gaúcho foi recebido pelo presidente e os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. A prefeita Paula Mascarenhas não pode participar do encontro, pois lançou também nessa terça-feira (30) o novo sistema de Transporte Rural de Pelotas.