
Pelotas participa da Operação Shamar contra violência doméstica
Na manhã desta quinta-feira (7), a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Pelotas integrou a Operação Shamar, promovida pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da Polícia Civil. A ação nacional tem como foco o enfrentamento à violência contra as mulheres por meio do cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, além da fiscalização de medidas protetivas.
Durante a operação, foram realizadas diligências em diferentes bairros da cidade, como Navegantes, Dunas e Centro. As equipes da DEAM e da Guarda atuaram de forma conjunta no cumprimento de mandado de prisão e na averiguação de denúncias de violência doméstica recebidas por meio do Disque 180.
Para o secretário de Segurança Pública, Márcio Medeiros, a atuação conjunta da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal em operações como a Shamar reforça o compromisso da Prefeitura com a proteção às mulheres.
A operação ocorreu no dia em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a norma criou mecanismos de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, estabelecendo medidas protetivas de urgência e promovendo o reconhecimento da violência de gênero como violação dos direitos humanos.
Em Pelotas, além da atuação da Guarda Municipal por meio da Patrulha Maria da Penha, a Prefeitura também desenvolve ações contínuas de proteção e acolhimento por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, fortalecendo a rede de apoio às vítimas e promovendo políticas públicas de enfrentamento à violência.