Competição será nos dias 30 e 31 de outubro e 1º e 2 de novembro. São esperadas centenas de atletas entre brasileiros e uruguaios

Pelotas é escolhida para receber Volta Binacional de Ciclismo

Competição será nos dias 30 e 31 de outubro e 1º e 2 de novembro. São esperadas centenas de atletas entre brasileiros e uruguaios
Por Tânia Magalhães 15-10-2021 | 14:38:51
Tags: volta binacional de ciclismo, uruguaios e brasileiros, prova internacional

A Volta Binacional de Ciclismo de Estrada: Elite, Júnior e Masters reunirá centenas de atletas, entre brasileiros e uruguaios, na zona sul, nos dias 30 e 31 deste mês e 1º e 2 de novembro. Pelotas e Canguçu serão as cidades anfitriãs e São Lourenço a sede. A Prefeitura acompanhará a programação, participando com o apoio necessário para o sucesso do evento. A última prova, no dia 2, terá como ponto de chegada o bairro Quartier.

Idemar e secretários asseguram apoio do Município - Foto: Gustavo Vara

Nesta semana, em atividade como prefeito em exercício, Idemar Barz e os secretários de Transporte e Trânsito e de Segurança Pública, Flávio Al-Alam, e José Apodi Dourado, respectivamente, receberam a visita do diretor da organização Ciclistas do Brasil, Rodrigo Simões, no gabinete do Paço Municipal. Simões oficializou o convite para a participação de Pelotas como anfitriã da competição e solicitou o apoio da estrutura pública para receber o evento.

“O Município acolhe com muita satisfação esse evento internacional. A prefeita Paula Mascarenhas e eu recebemos o convite para acompanhar a programação e Pelotas atuará com o apoio necessário de parte da segurança e da organização do trânsito”, registrou Idemar Barz.

A Volta Binacional de Ciclismo é organizada e realizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) em parceria com a Ciclistas do Brasil, com supervisão da Confederação Brasileira e Polícias Rodoviárias Federal e Estadual (PRF e PRE). Os competidores são de municípios de todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e do país vizinho Uruguai.

Volta Binacional

Durante os quatro dias de competição, arenas das provas serão montadas na BR-116, BR-392 e RS-265, entre as cidades de São Lourenço, Pelotas e Canguçu. As equipes que acompanharão o evento serão integradas por comissários, cronometristas, policiais rodoviários, agentes de Trânsito, médicos, socorristas, auxiliares técnicos e outros.

O secretário Flávio Al-Alam informa que a última prova, dia 2 de novembro, está com a largada dos competidores prevista para as 8h. A saída será de São Lourenço e os atletas percorrerão a BR-116 até Pelotas, chegando ao trevo do Centro de Eventos, de onde acessarão a avenida Presidente João Goulart, prosseguindo até a rótula da Francisco Caruccio, na qual ingressarão, seguindo até a rotatória da rua João Jacob Bainy, por onde vão até a rua Albino Brod. A chegada no centro do bairro Quartier está prevista para as 10h30min. 

“Pelotas foi escolhida por ser uma cidade amiga da bicicleta. Temos uma das maiores malhas cicloviárias do Estado. Aqui, o ciclismo é forte”, enfatiza Al-Alam.

A premiação constará de 500 medalhas de participação e de 100 troféus personalizados. Até esta quinta-feira, já havia mais de 250 atletas inscritos. Desses, 68 são uruguaios. 

A Secretaria de Transporte e Trânsito, no dia 2, vai acompanhar, com toda a estrutura necessária, o percurso entre o ingresso dos atletas na avenida Presidente João Goulart e a chegada no bairro Quartier. “Vamos congelar o fluxo de veículos na Francisco Caruccio e na João Jacob Bainy, entre as 10 e as 11h, garantindo plena segurança para o evento.”

Notícias Relacionadas

STT orienta motoristas sobre bloqueios viários no fim de semana

STT orienta motoristas sobre bloqueios viários no fim de semana

Daniela recebe deputado estadual Matheus Gomes

Daniela recebe deputado estadual Matheus Gomes

Operações Integradas reforçam fiscalização de trânsito

Operações Integradas reforçam fiscalização de trânsito

Linha Santa Áurea volta a operar com mais um horário para o Centro

Linha Santa Áurea volta a operar com mais um horário para o Centro