ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Pelotas conquista selo Diamante para a Sala do Empreendedor

Reconhecimento do Sebrae/RS é destinado aos espaços municipais que prestam serviço qualificado e ágil para a abertura de novos negócios

Por César Soares 07-10-2021 | 14:42:52

Após três anos da inauguração, a Sala do Empreendedor de Pelotas, intitulada Darci Ferreira, alcançou, na quarta-feira (6), o mais avançado reconhecimento concedido pelo Sebrae/RS, em parceria com Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): o novo Selo de Certificação Diamante. A premiação ocorreu na 30ª edição da Mercopar – feira de inovação industrial realizada em Caxias do Sul.  

Sala do Empreendedor de Pelotas é certificada com selo Diamante. Fotos: Divulgação.

O reconhecimento foi bastante comemorado pela prefeita Paula Mascarenhas.

  “É uma conquista muito importante desse governo, porque um dos nossos focos, desde o mandato anterior, era a desburocratização, a simplificação nos processos administrativos, além do estímulo aos novos empreendimentos. Estamos evoluindo desde a criação da Sala, e evoluindo, rapidamente, com muita qualidade”, salientou. 

Desde a primeira edição da premiação, em 2019, o trabalho realizado pela Sala, direcionada à simplificação do atendimento para quem pretende começar a empreender, mantinha a certificação Ouro e, agora, atingiu a nova categoria criada este ano para destacar os serviços mais avançados. "Isso significa que estamos evoluindo, cada vez mais, no sentido de garantir um ambiente favorável aos empreendedores. Essa certificação confirma que estamos no caminho certo no trabalho de liberação de alvarás e coloca o município numa posição privilegiadas diante de outros centros, considerando que, entre as maiores cidades do Estado, apenas Pelotas e Canoas receberam o selo Diamante", avaliou O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, projetando que a Sala do Empreendedor avance ainda mais para os próximos anos.   

Para o diretor de Desenvolvimento da pasta, Diego Knorr, que também acompanhou a premiação, o grande diferencial de Pelotas nesse processo de certificação está na equipe que atua na linha de frente da unidade local e das secretarias parceiras, como Qualidade Ambiental, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Fazenda e Saúde - por meio da Vigilância Sanitária -, além do sistema digital. "Essa questão tem feito a diferença, não só no processo de certificação, mas também durante a pandemia. O site e os vários canais que criamos para atender nossos requerentes trouxeram dinamismo aos processos internos”, afirma Knorr.

Certificação 2021

Para a edição deste ano, foi criada a categoria mais avançada Diamante, com a exigência de 27 requisitos, além da necessidade de os atendentes possuírem cursos de capacitação. Ao todo, 122 municípios do Rio Grande do Sul se habilitaram ao reconhecimento, sendo 99 certificados entre as classificações Bronze, Prata, Ouro e, agora, Diamante. Na região sul, das 16 cidades com Salas do Empreendedor, 14 receberam algumas das distinções: foram quatro municípios com Diamante, um com o selo Ouro e nove com o Bronze. 

Critérios para a certificação

O processo de certificação do Sebrae e da FNQ é dividido em Atendimento Básico, Atendimento Intermediário, Atendimento Avançado e, em 2021, foi acrescentado o Atendimento Avançado + (selo Diamante). Foi distribuído em 27 subdivisões com mais de 400 arquivos, com entrevista on-line para questionamentos com os auditores do processo.

A sala

A Sala do Empreendedor de Pelotas foi inaugurada em outubro de 2018 como um espaço para agilizar as necessidades dos empreendedores locais. Nela, é possível solicitar desde a análise de viabilidade do empreendimento, a inscrição de microempreendedor, até o crédito para executar o projeto.

Tags

Sala do empreendedor, prêmio, Selo Diamante, Sebrae

Carregando 0%
Carregando 0%