ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas completa uma semana do início da vacinação infantil

Mais de 700 crianças já foram imunizadas contra o coronavírus. Nesta quarta-feira (26), aqueles com 11 anos e sem comorbidades, já puderam receber a proteção

26-01-2022 | 13:11:52

Pelotas completou nesta quarta-feira (26), uma semana do início da vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de cinco anos. Seguindo o Plano Estadual de Imunização Infantil, nesta data também começou a aplicação do imunizante no público de 11 anos sem comorbidades. Até a terça-feira (25), 712 pequenos já haviam recebido a primeira dose da proteção, e o processo segue na quinta (27), conforme o agendamento feito no site disponibilizado pela Prefeitura neste link.

Guilherme sendo imunizado. Foto: Rodrigo Chagas

Guilherme Bonet, de 11 anos, foi um dos pequenos corajosos que garantiu a proteção. No iniciou ficou apreensivo com a injeção, mas depois estava surpreso após ser vacinado. "Nem doeu", disse. O menino foi acompanhado da mãe que estava ansiosa pela imunização do filho. "Quando abriu o agendamento foi uma emoção, a gente que é mãe fica preocupada com eles, por tudo que a gente tem vivenciado por causa desse vírus. Então é uma grande alegria", destacou Raquélen Bonet, mãe do Guilherme.

Pedro recebeu a proteção nesta quarta-feira. Foto: Rodrigo Chagas

Já o Pedro D'ávila, também de 11 anos, disse estar muito feliz por finalmente conseguir se imunizar. "Chegou a minha vez, estava ansioso para me vacinar e ficar mais protegido do coronavírus", afirmou. 

As aplicações são exclusivamente para o grupo de cinco a 11 anos, com comorbidade ou deficiência e crianças de 11 anos sem comorbidades. E ocorrem na Unidade de Vacinação Infantil, montada na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, localizada na rua Darci Vargas, 212, das 9h às 19h30min, mediante o agendamento. Após receber o imunizante, as crianças deverão aguardar no local durante 20 minutos para observação.

Na hora da vacinação, vale ressaltar, que é necessário apresentar o protocolo confirmando o agendamento realizado na plataforma. O sistema permite que pais ou responsáveis façam a escolha do dia e horário para a imunização da criança, agilizando o atendimento e evitando aglomerações. Para quem tiver dificuldade de acesso à internet, a marcação poderá ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

Fique atento à documentação 

Crianças de 11 anos sem comorbidades

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto 

* Caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da certidão de nascimento juntamente com a declaração disponível neste link

- Comprovante de residência do responsável

- Carteira Nacional de Vacinação da criança 

- Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças - disponível em http://bit.ly/vacina-crianca-pelotas -

- Comprovante do agendamento da vacinação - com protocolo final (pode ser print da tela).

Crianças de cinco a 11 anos com comorbidade ou deficiência

- Atestado (simples - não precisa ser padrão) da criança que comprove a comorbidade ou deficiência

- Documento de identidade com foto da criança

- Comprovante de residência do responsável

- Declaração de ciência do responsável legal (disponível no link)

- Caso a criança não tenha documento com foto, poderá ser preenchida uma declaração (disponível no link)

- Carteira de Vacinação da Criança (para confirmar o intervalo de 15 dias entre essa vacina e qualquer outra do calendário)

- Comprovante do agendamento da vacinação (pode ser impressa a tela com protocolo do sistema ao final do agendamento ou apresentar print da tela).

Confira a lista de comorbidades para vacinação de crianças entre cinco e 11 anos, conforme previsto pela Secretaria Estadual da Saúde:

- Obesidade

- Pneumopatias Crônicas Graves 

- Outros imunodeprimidos

- Hemoglobinopatia grave 

- Doença cardiovascular 

- Doença neurológica crônica 

- Diabete Mellitus 

- Doença Renal crônica 

- Síndrome de Down  

- Cirrose Hepática 

* Importante ressaltar que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão inseridas entre os casos de deficiência previstos pelos órgãos de saúde.

Orientações da SMS

A SMS esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário. 

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Tags

Vacinação, Covid-19, Pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%