ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Pelotas alerta para casos de “Mão-pé-boca” no ensino infantil

A infecção viral contagiosa foi identificada em 11 crianças da rede municipal

14-04-2023 | 12:03:33

A prefeitura de Pelotas alerta para o registro de 11 casos de “Mão-pé-boca” em uma escola de educação infantil do município. O aumento é constatado anualmente na educação infantil, por ser uma síndrome muito comum em crianças menores de cinco anos. Recentemente, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde emitiu uma nota sobre a elevação de ocorrências de “Mão-pé-boca” em todo o Rio Grande do Sul.

Em caso de três ou mais alunos infectados na mesma instituição a notificação para a Vigilância Epidemiológica é obrigatória e não precisa ser notificada somente por profissionais de saúde, mas por qualquer instituição. 

A Secretaria da Saúde (SMS) salienta que a escola que identificar uma situação deve, além de fortalecer os cuidados de higiene, alertar pais e responsáveis para que fiquem atentos. Se levarem a criança para atendimento, devem repassar a informação ao serviço de saúde. Os registros podem ser notificados à Vigilância Epidemiológica de Pelotas pelo email: smsbe.sinan@gmail.com.

O que é a Síndrome “Mão-pé-boca”?

É uma infecção viral contagiosa, em que a maioria dos casos são de crianças menores de cinco anos. A “Mão-pé-boca” é caracterizada por pequenas feridas avermelhadas na boca, mãos e nos pés. 

O agente causador da síndrome é o Coxsackie vírus do gênero Enterovírus e a maior parte dos casos não evoluiu para situações graves. O maior risco é de desidratação, já que a criança deixa de se alimentar ou ingerir líquidos por conta das lesões. 

A transmissão ocorre pelo contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, além de alimentos e objetos contaminados. As lesões na pele também transmitem a doença. Os indivíduos infectados são mais contagiosos durante a primeira semana de doença, mas mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas.

O tratamento da mão-pé-boca se dá com repouso, alimentação leve, maior ingestão de líquidos e medicamentos específicos.

Quais são os sintomas?

- Dor de garganta

- Febre alta

- Lesões na boca (que parecem aftas comuns e aparecem 1 ou 2 dias depois do início da febre)

- Manchas vermelhas nas mãos e pés (comum aparecerem nas nádegas e na região genital, podem ser em forma de bolhas também)

Como prevenir o contágio?

O risco de transmissão para a doença “Mão-Pé-Boca” pode ser reduzido através das boas práticas de higiene como:

- Lavar as mãos com frequência 

- Descartar adequadamente as fraldas e os lenços de limpeza em latas de lixo fechadas

- Não compartilhar mamadeiras, talheres ou copos

- Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir

Tags

saúde, alerta, Mão-pé-boca, educação infantil

Carregando 0%
Carregando 0%