Pavimentação em asfalto avança pelo Fragata
O asfalto começa a se espalhar pelas ruas do Fragata. Já está concluída a pavimentação da rua Frei Caneca. Os trabalhos agora se concentram na Rodrigues Alves, onde mais da metade dos 1.150 metros previstos (entre Frei Caneca e Major Francisco Nunes de Souza) estão prontos. Em no máximo 20 dias as obras no Fragata deverão estar concluídas.
A iniciativa é parte do Projeto Pelotas Pólo do Sul, que através de financiamento do Banco Mundial possibilitará, entre outras ações, o calçamento, recuperação e sinalização de 55 quilômetros de ruas e avenidas de Pelotas. O projeto demandará ao total um investimento de R$ 24 milhões. Só nesta primeira fase está previsto o asfaltamento de 28 quilômetros de vias públicas – com um custo de R$ 12 milhões.
A fase inicial foi dividida em três frentes. A primeira, que teve início na última segunda-feira, abrange Fragata e Centro, onde serão pavimentados seis quilômetros de vias. Além das já citadas receberão capeamento asfáltico as ruas Atahulpa Gonçalves Dias, Caetano Gotuzzo, Gonçalves Ledo, Ismael Simões Lopes, Marechal Deodoro, Professor Araújo e Santos Dumont.
As vias beneficiadas foram escolhidas por serem estratégicas para constituir uma nova opção de acesso ao interior do bairro. A população acompanha satisfeita as mudanças. “Essa rua era uma buraqueira, agora está muito melhor. Acabaram-se os buracos!”, comemora o morador da Rodrigues Alves, Amilton Pires.
Próximas etapa
Na próxima terça-feira, dia 22 de abril, tem início a segunda etapa de qualificação, que abrange Areal e Centro. Os trabalhos começam na rua Rafael Pinto Bandeira e se estendem pela Armando Fagundes, Avenida Dom Joaquim, Senador Cruz Jobim, Francisco Carúccio, Pinto Martins, Padre Anchieta e Gal. Osório.
A partir do dia 28 de abril começam os trabalhos da terceira etapa, em ruas do bairro Areal e do Centro. A primeira a receber asfalto será a Gomes Carneiro. Serão contempladas ainda as ruas Almirante Barroso, Santa Cruz, Gonçalves Chaves, Dom Pedro II, Três de Maio, Antônio dos Anjos, Voluntários da Pátria e Gal. Neto