ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Paula vistoria obras de requalificação da Emei Bernardo de Souza

Prefeita acompanha melhorias em escola de educação infantil prevista para reabrir em 2025

Por João Victor Rodrigues 04-12-2024 | 16:36:12

Na manhã desta quarta-feira (4), a prefeita Paula Mascarenhas visitou as obras de requalificação da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bernardo de Souza, localizada na rua Padre Anchieta, em frente à Igreja da Luz. Fechada desde abril devido a problemas estruturais, a unidade, a maior do município para educação infantil, passa por intervenções com investimento de R$ 341.611,08, provenientes de recursos municipais.

A chefe do executivo destacou a importância do trabalho para garantir um ambiente adequado aos alunos: “Estou muito feliz em ver este trabalho sendo realizado, e em breve a escola vai retornar a ser o que era. Essa requalificação não é apenas sobre infraestrutura, mas sobre assegurar o direito das nossas crianças à educação em um espaço acolhedor e seguro. E agora temos a certeza de que, em breve, teremos a Emei Bernardo de Souza de volta, recebendo seus alunos com toda a estrutura que eles merecem e com a mesma qualidade.”

A prefeita Paula Mascarenhas ouve técnicos da empresa responsável pela obra de requalificação da Emei Bernardo de Souza durante vistoria realizada na manhã desta quarta-feira (4) (Fotos: Rodrigo Chagas)

Inaugurada em 2016, a Emei atende aproximadamente 618 crianças, distribuídas em turmas organizadas por idade e turno. A unidade conta com 44 professores, além de 52 funcionários, entre auxiliares, merendeiras, monitores, secretários e terceirizados. A escola foi adquirida pela Prefeitura por R$ 4,3 milhões da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) com o objetivo de atender à obrigatoriedade de frequência escolar para crianças de quatro e cinco anos, conforme determina o Plano Nacional de Educação (PNE).

Em abril deste ano, uma vistoria constatou riscos estruturais, levando ao fechamento imediato da escola e à antecipação das férias escolares. Desde então, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) implementou um plano emergencial para realocar os alunos em outras unidades da rede municipal.

A obra tem como objetivo resolver os problemas estruturais do prédio e assegurar um ambiente seguro a crianças e profissionais. Iniciadas em 2 de dezembro, as intervenções estão previstas para serem concluídas em fevereiro de 2025, com a retomada das atividades da unidade no mesmo mês.

Tags

Escola, Educação infantil, Requalificação

Carregando 0%
Carregando 0%