Eventos comemorativos sobre o centenário da Revolução de 1923 entraram na pauta

Paula recebe desembargador da Brigada Militar

Eventos comemorativos sobre o centenário da Revolução de 1923 entraram na pauta
Por Rafaela Dutra 04-04-2023 | 15:18:46
Tags:

Na manhã desta terça-feira (4), a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, recebeu o desembargador militar e corregedor geral da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues. Durante a visita, foi tratada a possibilidade da criação de eventos de divulgação e atividades, junto aos alunos da rede municipal, sobre o centenário da Revolução de 1923

“Eu acho muito interessante, porque é a história do Rio Grande do Sul e muita gente não a conhece. Temos procurado incluir nos currículos, mas é importante ter esses estímulos para que as nossas crianças possam enxergar Pelotas como cenário da Revolução”, destacou a prefeita.

Eventos comemorativos sobre o centenário da Revolução de 1923 entraram na pauta. Fotos: Gustavo Vara 

O movimento armado, liderado por Joaquim Francisco de Assis Brasil, atingiu Pelotas em 29 de outubro de 1923, quando a cidade foi invadida e conquistada pelas tropas do general Zeca Netto e o 4° Exército Libertador, permanecendo sob o domínio dos rebeldes durante 12 horas. 

O coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues explica que a agenda de eventos foi pensada em municípios que tiveram protagonismo durante a Revolução de 1923. O evento principal deve ser realizado no mês de outubro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. “Nosso objetivo é dar divulgação à Revolução. Nós queremos destacar esse evento para que fique na memória das crianças e para história, já que é um marco importante completando cem anos”, afirmou.  

Dentre as propostas, estão a realização de rodas de conversa, com os alunos de Pelotas, sobre o movimento e, também, a ida de estudantes da rede municipal ao evento na capital gaúcha. Além disso, a secretária municipal de Educação, Adriane Silveira, sugeriu que os debates fossem levados para dentro das escolas. 

Também participaram da reunião, pela Brigada Militar Pelotas e CRPO-Sul, a capitã Fernanda Caldeira, os membros do Instituto Histórico Geográfico Pelotas, Maria da Graças Fernandes Ferreira, Cristina Alves de Souza Moreira e Paulo Ricardo Faraco, o representante do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Gilberto Demari Alves, e, pela Associação Castelo de Pedras Altas, Luiz Carlos Segat.

Notícias Relacionadas

Nota de pesar: Walda Maria Nast

Nota de pesar: Walda Maria Nast

Mobilização de servidores pode alterar rotina da Prefeitura

Mobilização de servidores pode alterar rotina da Prefeitura

Decreto antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor

Decreto antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor

Festival do Servidor terá diversas atrações no Largo do Mercado

Festival do Servidor terá diversas atrações no Largo do Mercado