ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula participa de jornada de gestores da Comunitas

Participantes do Programa de Inovação para a Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público compartilharam andamento de seus projetos

Por Marina Amaral 19-05-2022 | 15:58:58

A prefeita Paula Mascarenhas participou, nessa quarta-feira (18), da reunião entre gestores participantes do Programa de Inovação para a Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público, promovido pela Comunitas, com objetivo de acompanhar o andamento da jornada e compartilhar experiências. A iniciativa, que visa capacitar gestores públicos a lidarem com desafios em recursos humanos, acompanha Pelotas e outras cinco cidades - Campinas e Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Niterói (RJ).

“É necessária a renovação e reestruturação dos recursos humanos, com maior visão de valorização, cuidado e acolhimento com o servidor. Através desse estímulo, a sociedade será melhor atendida, o que é o nosso grande desafio. Recursos humanos é um tema complexo, sensível e fundamental para o sucesso de um governo”, pontuou a chefe do Executivo pelotense.
Foto: reprodução da internet

Os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Tavane Krause, estiveram presentes no encontro.

Desafio de promover o engajamento de servidores

O programa, que tem como parceira a Fundação Lemann e é dividido em três etapas, viabilizou a escolha de equipes de trabalho, capacitações, oficinas coletivas, projetos-piloto, criação de cardápios com soluções e uma trilha de aprendizagem. Cada município escolheu um desafio para ser desenvolvido. 

A titular da Sarh, Tavane Krause, foi responsável por apresentar o andamento da ação em Pelotas. A partir da busca de uma mudança de cultura na área de recursos humanos que valorize os servidores, promova maior engajamento e torne os serviços mais eficientes, decidiu-se desenvolver um projeto que viabilize uma carreira com possibilidades de avanços e reconhecimento, considerando avaliações de desempenho.

Foto: reprodução da internet

O principal problema identificado nesse processo é a necessidade de instituição de um plano de cargos, carreiras e remunerações transparente, coerente com as atividades exercidas e com progressão remuneratória. O desafio escolhido pelo Município é desenvolver uma metodologia de avaliação de desempenho com vinculação à bonificação por produtividade e tempo, para que gestores e servidores possam qualificar os resultados dos serviços da Prefeitura, além de motivar e estimular a permanência dos servidores no quadro de pessoal.

Os próximos passos será criar o instrumento avaliativo, com mensuração de metas, competências comportamentais e técnicas, vinculados aos resultados estratégicos de cada serviço e categoria funcional.

Tags

comunitas, recursos humanos, desafios

Carregando 0%
Carregando 0%